Museu da Imagem e do Som fecha para revitalização e volta em janeiro

24
(Foto: Divulgação)

Espaço passa por obras e prepara exposições em comemoração aos 50 anos do Mato Grosso do Sul

O Museu da Imagem e do Som (MIS) ficará fechado a partir desta sexta-feira (19) até o dia 20 de janeiro, para passar por uma série de adequações e revitalizações que visam melhorar a experiência do público.

De acordo com a diretora de Memória e Patrimônio Cultural da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul (FCMS), Melly Sena, o museu terá duas grandes novidades em 2026. Uma delas é a reestruturação da sala de exposições temporárias, que receberá três grandes mostras em preparação aos 50 anos de criação do estado, destacando a memória do audiovisual, do cinema e da música sul-mato-grossense.

“Acho que é um grande ganho que nós vamos ter para o nosso Museu da Imagem e do Som, para a nossa sociedade sul-mato-grossense”, afirmou Melly Sena.

Obras e novos laboratórios

Durante o período de recesso, o MIS passará por revitalização do espaço museográfico e a criação de dois laboratórios de audiovisual. Segundo a diretora, a interrupção temporária das atividades é necessária tanto para a segurança do público quanto para garantir que o espaço seja reinaugurado de forma agradável e moderna.

“Nós precisamos dar uma interrompida, parar aquelas atividades para quando poder reinaugurar, apresentar ao público, ter um espaço agradável para a população. E até por questões de segurança, vai estar meio que em obras. Então, por questões só de segurança se faz necessária a interrupção”, explicou.

Sobre o MIS

Com a missão de “Preservar a memória, educar para o futuro”, o MIS é uma unidade da FCMS voltada à preservação dos registros visuais e sonoros do Mato Grosso do Sul. Seu acervo conta com mais de 108 mil itens, entre fotografias, filmes, vídeos, cartazes, discos de vinil, objetos e registros sonoros.

O museu promove ainda uma programação educativa e cultural por meio de programas como Amplificadores de Cultura, Cultura em Situação, Cinema no Museu e exposições temporárias. Desde sua criação, o MIS tem desenvolvido ações museológicas e educativas, oferecendo palestras, oficinas, cursos, seminários e mostras de cinema, fortalecendo a identidade cultural e a memória histórica do estado.

A reabertura está prevista para 20 de janeiro, com espaços renovados e exposições preparadas para marcar os 50 anos do Mato Grosso do Sul.