18.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 12 de maio, 2025
spot_img

Museu da Imagem e do Som oferece oficina de animação com técnica de rotoscopia

Inscrições terminam nesta segunda-feira (12). São 15 vagas, mediante confirmação e envio de carta de intenções

O Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, está com inscrições abertas para a Oficina de Animação Frame a Frame e Rotoscopia, que será ministrada pelo professor Régis Rasia. A capacitação acontece entre os dias 24 e 31 de maio, com encontros no período da manhã, das 9h às 11h30, e à tarde, das 13h30 às 16h.

Com 15 vagas disponíveis, a oficina é voltada a pessoas a partir de 16 anos e tem caráter gratuito. Para se inscrever, os interessados devem preencher um formulário online e enviar uma carta de intenções até está segunda-feira (12), pelo link: https://forms.gle/zmWXrCtmY1QgXriT6. Os selecionados serão comunicados após o encerramento das inscrições.

A proposta da oficina é apresentar de forma prática os fundamentos da animação quadro a quadro, técnica em que cada imagem é desenhada individualmente para criar a ilusão de movimento. Um dos focos será a rotoscopia, que utiliza vídeos reais como base para desenhar os quadros, resultando em animações com maior fluidez e naturalidade nos movimentos.

“Vamos explorar os fundamentos e práticas da animação frame a frame, com foco especial na técnica da rotoscopia. A oficina será dividida em quatro encontros ao longo de dois dias, com atividades práticas em todos os momentos”, explica o professor Régis Rasia. Ao final do curso, os participantes produzirão um trabalho prático individual ou coletivo.

Régis Rasia é doutor e mestre em Multimeios pela UNICAMP e professor do curso de Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com experiência nas áreas de animação, edição, montagem e pós-produção. Ele também desenvolve pesquisas nas áreas de cinema brasileiro, experimental e filme-ensaio.

A oficina contará ainda com o apoio das monitoras Isabelle Pereira, Mileny Miyashiro, Larissa Neves e Gabrieli Abreu.

Fale com a Redação