34.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 15 de setembro, 2025
spot_img

Música e teatro encerram programa de educação ambiental em escola do município

15/10/2015 06h00

Música e teatro encerram programa de educação ambiental em escola do município

PMCG

Criatividade e educação ambiental. Assim se resumem as atividades desta quarta-feira (14) na Escola Municipal Arassuay Gomes de Castro, da Vila Manoel da Costa Lima, em Campo Grande. Os mais de 1,1 mil alunos participaram do Programa Saúde Nota, da Águas Guariroba, e apresentaram os trabalhos do projeto “Água, nossa riqueza”, desenvolvido a partir da disciplina de artes.

De acordo com a professora Vonevanda de Souza, que ministra as aulas de artes, a união entre o projeto da escola e o Saúde Nota 10 leva a informação da preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente de forma completa, para que todas as idades compreendam a importância do tema. “Aqui nós trabalhamos com cartazes e os estudantes foram incentivados a produzirem paródias de músicas falando sobre a água”, comentou.

O Saúde Nota 10 leva palestras para as escolas e uma cartilha com a personagem Guaribinha, a capivara mascote da Águas Guariroba que ensina educação ambiental de forma lúdica. Os alunos são convidados a participarem de um concurso cultural de desenhos, frases e redações. Os melhores trabalhos são premiados no encerramento da ação, quando as crianças assistem a peça de teatro de bonecos “Aventuras no Mundo Encanado”.

“É importante que os alunos tenham acesso a uma educação ambiental de qualidade para que valorizem a água com o consumo consciente e dizendo não ao desperdício. Os estudantes se empenharam muito nos projetos que além de ensinar sobre meio ambiente, mostra como o saneamento é importante para a nossa saúde”, avaliou a educadora Vonevanda.

Karine Lima, de 14 anos, aluna do 9º ano A, participou do projeto produzindo uma paródia com sua turma. A versão da música “Do lado de cá”, da banda Chimarruts, ganhou estrofes que falam da preservação da água através do consumo consciente. “Foi difícil fazer a letra, mas com a ajuda dos colegas, conseguimos um bom resultado”, diz. “O projeto foi bom para nos mostrar que temos que nos importar com a água que consumimos”, resume.

De Olho no Óleo

Uma gincana de coleta de óleo de cozinha usado também foi proposta para os estudantes. O programa “De Olho no Óleo” tem o objetivo de levar a informação da destinação correta do óleo para que ele não seja descartado no solo, prejudicando o meio ambiente, e nem nos ralos da pia, prejudicando a rede de coleta de esgoto. A escola toda arrecadou mais de 1,3 mil litros do material. O sétimo ano sozinho arrecadou mais de 400 litros e como prêmio ganhou um passeio na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guariroba.

No encerramento, a presença da mascote Guaribinha encanta os alunos

Fale com a Redação