Mutirão do MEI em Coxim ajuda empreendedores a iniciar 2026 sem pendências

12
A ação contempla tanto quem já é MEI quanto quem pretende empreender (Foto: Divulgação)

O Mutirão do MEI 2026 já está em andamento em Mato Grosso do Sul, com uma série de atendimentos gratuitos promovidos pelo Sebrae/MS até o dia 30 de janeiro. A iniciativa acontece em 85 pontos distribuídos pelo estado e tem como objetivo orientar microempreendedores individuais sobre regularização, gestão e obrigações fiscais, ajudando-os a iniciar o ano sem pendências. Em Coxim, a ação registrou cerca de 30 atendimentos no primeiro dia, demonstrando a alta procura por apoio logo no início do ano.

De acordo com a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, a ação contempla tanto quem já é MEI quanto quem pretende empreender. “O mutirão permite tirar dúvidas, regularizar pendências e compreender melhor as obrigações do MEI. Muitas vezes, a empresa é encerrada sem a baixa do CNPJ ou ficam parcelamentos em aberto. Janeiro é um período de recomeço, quando muitas pessoas decidem empreender, e a orientação antecipada ajuda a evitar multas, exclusão do Simples Nacional e problemas futuros”, explicou.

Durante o Mutirão, os participantes têm acesso a serviços como regularização de débitos, orientações sobre Simples Nacional, emissão de documentos e esclarecimentos sobre obrigações fiscais, como a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) e o pagamento mensal do DAS. Todas as orientações são gratuitas e voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios.

Empreendedores aprovam atendimento

Para a diarista e microempreendedora Eulina Andrade Nogueira, que atua como MEI há cerca de quatro anos, o atendimento do Sebrae faz a diferença. “Sempre venho quando preciso e sou muito bem atendida. Além da taxa do MEI ser mais acessível, a gente recebe orientação gratuita. No meu caso, é melhor do que procurar um contador e ter mais custos”, afirmou.

A designer de sobrancelhas Jéssica Delmônico também buscou o mutirão para organizar a situação do negócio. “Vim verificar como estava meu MEI, incluir uma nova atividade e entender pendências. Fui orientada sobre um desenquadramento que não tinha percebido e já saí sabendo quais são os próximos passos para manter tudo regularizado. O atendimento personalizado ajuda muito”, relatou.

Já a vendedora de orquídeas Tassiane Rodrigues, MEI há mais de sete anos, procurou o Sebrae para regularizar a empresa após um período de pausa nas atividades. “Sempre que tenho dúvidas, sou bem atendida. Eles explicam com calma e tornam tudo mais simples. Às vezes parece burocrático, mas conversando pessoalmente, tudo fica mais fácil”, declarou.

Serviço

Em Coxim, os atendimentos ocorrem na Unidade Regional do Sebrae, na Avenida Salgado Filho, nº 105, Jardim Aeroporto, e a partir do dia 16, se estenderá à Sala do Empreendedor, localizada na Rua Antônio de Albuquerque, nº 100, Centro, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Além de Coxim, o Mutirão do MEI atende empreendedores de outros municípios da região Norte, como Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Costa Rica, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Camapuã, Bandeirantes, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste. A lista completa com os pontos de atendimento em todo o Estado pode ser consultada no site do Sebrae/MS.

Para demais informações, entre em contato com o Sebrae pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.