Com o objetivo de apoiar microempreendedores individuais na organização financeira e na manutenção da regularidade fiscal, o Sebrae/MS realizou, de 10 a 14 de novembro, o mutirão “Fique em Dia, MEI!”, que somou 813 atendimentos nos municípios de Amambai, Dourados, Maracaju, Nova Andradina, Naviraí e Ponta Porã. A iniciativa reforçou o compromisso da instituição com o desenvolvimento econômico da Região Sul do Estado, chamando a atenção para o suporte gratuito do Sebrae/MS para evitar o desenquadramento no Simples Nacional.
Para a analista-técnica do Sebrae/MS, Paula Yuri Shimonishi, o mutirão cumpriu a missão de orientar e prevenir problemas futuros, especialmente diante do risco de desenquadramento. Ela destaca que a busca pelos atendimentos demonstra preocupação crescente dos empreendedores com a organização tributária. “O mutirão atingiu nossas expectativas, com mais de 800 atendimentos nos seis municípios. Nosso objetivo é regularizar pendências e evitar que os MEIs sejam desenquadrados no final de 2025. A maior parte das demandas envolveu dívidas de declarações ou do DAS-MEI, e a ação veio justamente para antecipar soluções, orientar e ajudar o empreendedor a manter seu negócio ativo.”
Durante o mutirão, os empreendedores puderam emitir guias do DAS-MEI, regularizar pendências, atualizar cadastros e tirar dúvidas sobre obrigações fiscais, além de abrir ou solicitar a baixa do CNPJ, quando necessário. A programação também contou com palestras: em Amambai, Breno Oliveira – fundador da Il Sordo Gelato, gelateria inclusiva criada em Aracaju – ministrou “Expandindo Negócios com Persistência e Propósito”; e, em Ponta Porã, Kenneth Corrêa apresentou a palestra “Inteligência Artificial na Prática para seu Negócio”, trazendo ferramentas acessíveis para incentivar a inovação no empreendedorismo local.

A microempreendedora Marilza Moreira, que atua com transporte em Dourados, relatou que o mutirão contribuiu para agilizar processos. “Aproveitei o mutirão porque estava na Praça Antônio João e ficou mais fácil. Vim regularizar e ver se tinha pendência. Assim fico tranquila.”
Para o casal Marcelino e Estela Aguero, de Ponta Porã, que atua com decoração de festas infantis, o mutirão foi decisivo para colocar a vida financeira em ordem. “Ajudou em tudo. Conseguimos pagar parte do que devíamos, parcelar o restante e entender melhor nossas obrigações. Resolvemos um problema de quatro anos. Obrigado ao Sebrae pela iniciativa.”
Em Amambai, Rozangela Maria Bambil, que trabalha com fornecimento de alimentos, ressaltou a qualidade do atendimento. “Vim regularizar meu MEI e fui muito bem atendida. Saí satisfeita, com tudo resolvido. O atendimento do pessoal é sempre ótimo.”

Manter o DAS-MEI em dia garante benefícios previdenciários, participação em licitações, adesão ao Simples Nacional e emissão de nota fiscal – elementos essenciais para a competitividade e segurança do microempreendedor. A inadimplência pode comprometer esses direitos e prejudicar a continuidade do negócio.
Atendimento nas unidades do Sebrae e Salas do Empreendedor
Mesmo após o encerramento do mutirão, os MEIs podem buscar atendimento gratuito no escritório regional do Sebrae/MS em Dourados, localizado na Avenida Joaquim Teixeira Alves, 4705, Vila Industrial. O expediente acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. O suporte inclui formalização, declaração anual, impressão do DAS-MEI e orientações gerais. Além disso, consultorias subsidiadas com até 70% de desconto também estão disponíveis para quem deseja aprofundar conhecimentos ou aprimorar a gestão.
Os empreendedores também podem buscar orientação nas Salas do Empreendedor, espaços mantidos pelas prefeituras para facilitar a abertura, regularização e baixa de empresas, além de prestar serviços exclusivos ao MEI. O Sebrae é parceiro dessas unidades, oferecendo informações e apoio para a gestão de pequenos negócios.











