25.8 C
Campo Grande
sábado, 13 de setembro, 2025
spot_img

Mutirão nacional de saúde atende mais de 29 mil pessoas neste sábado

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), realiza neste sábado (13) o Dia E, um mutirão de atendimentos à população em todos os 45 hospitais universitários federais da rede no país. A ação faz parte do programa Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas.

Em 2025, a iniciativa já promoveu 417 mutirões, oferecendo mais de 29 mil atendimentos programados neste Dia E. Serão realizados cerca de 1,9 mil cirurgias eletivas, 4,5 mil consultas especializadas e 22,7 mil exames e terapias, abrangendo especialidades como cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher.

A ação mobiliza mais de 3,2 mil pessoas, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, especialistas e aproximadamente 700 estudantes, que atuarão em turnos extras. A estratégia visa reduzir as filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS), além de reforçar a formação acadêmica e oferecer atendimento humanizado à população.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, destacou a importância do Dia E: “Com a oferta de mais exames, consultas, cirurgias e outros procedimentos, vamos continuar avançando para reduzir o tempo de espera por atendimentos pelo SUS. É mais saúde gratuita de qualidade para a população brasileira, ao mesmo tempo em que oferecemos um importante campo de prática para a formação e especialização do corpo acadêmico dos hospitais universitários”.

Essa é a segunda edição do Dia E em 2025. Em julho, foram realizados 12.464 procedimentos, incluindo 10.160 exames, 1.244 consultas e 1.060 cirurgias em todo o país.

O mutirão também tem caráter simbólico: ocorre no mês em que o SUS completa 35 anos, reforçando o compromisso com a saúde pública e com o atendimento qualificado da população brasileira.

Fale com a Redação