Mutirão no HU da Capital vai realizar 260 cirurgias e exames de pacientes que estão na fila do SUS

13
Profissionais do HUMAP realizam procedimento minimamente invasivo (Foto: Divulgação/Arquivo)

Campo Grande participa nesse sábado (13) do Mutirão Nacional Dia E com a oferta de 260 cirurgias e exames com médicos especialistas. A ação vai acontecer em todas as unidades administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), como o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Segundo as informações, essa mobilização está vinculada ao Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, e visa a redução de filas nas principais especialidades, aumentando o acesso da população a atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS).

No caso do HU de Campo Grande, serão 60 espirometrias, 60 tomografias, 60 ultrassons, 16 radiointervenções e 30 ecocardiogramas. Também serão realizados sete procedimentos de hemorroidectomias, 10 procedimentos de hernioplastias e 10 laqueaduras tubárias.

A auxiliar de produção Kelle Katiane Silva Peres, de 47 anos, fará a cirurgia de hérnia umbilical. Ela está aguardando há mais de um ano. “Sinto muitas dores, dói muito para sentar, para me abaixar. Por isso, sou muito grata a esse mutirão e a Deus!”, disse.

Ainda segundo as informações, todos os pacientes que serão atendidos no mutirão já foram previamente comunicados e orientados pela Central de Regulação, ou seja, não serão atendidos casos espontâneos.