31.8 C
Campo Grande
sábado, 1 de novembro, 2025
spot_img

Na Argentina e no Paraguai, PCC e CV são classificados como grupos terroristas

Ao contrário do Brasil, o Paraguai classificou as facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como grupos terroristas internacionais. Essa não é uma ação inédita no continente, a Argentina já tinha realizado a mesma medida para aumentar a ofensiva contra os bandidos.

O decreto que trata do assunto foi publicado nesta sexta-feira (31) pelo presidente Santiago Peña. Segundo o documento, existem elementos suficientemente comprovados para sustentar que ambas as organizações criminosas transnacionais se encontram operacionalmente presentes no território paraguaio.

A medida é um reflexo da megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro (RJ) na terça-feira (28) em que 121 pessoas morreram, incluindo quatro policiais militares e civis. A ofensiva percorreu a imprensa mundial pelo forte aparato dos criminosos, que usaram até mesmo drones para arremessar bombas nos tropas.

Por conta disso, o Paraguai reforçou a segurança na fronteira com o Brasil, nos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná, onde em algumas cidades a linha internacional é uma rua, como em Ponta Porã, com livre circulação de pessoas entre um lado e outro. Procedimento semelhante ao tomado pelo governo da Argentina.

Fale com a Redação