De janeiro a junho deste ano, os acidentes com escorpiões aumentaram 32,6% em comparativo com o mesmo período do ano passado. As solicitações de vistoria aos imóveis também cresceram 40%. Os dados foram repassados pela coordenadora da Coordenadoria de Controle de Zoonoses, Claudia Granja Macedo Mota Ferreira, que falou na Tribuna durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 19.
A preocupação é maior, segundo a coordenadora, porque o aumento ocorreu nos meses em que ainda não há a reprodução destes animais. Agora em agosto inicia-se esse período, que se estende por setembro, influenciado pelas altas temperaturas, o que pode ampliar o aparecimento das espécies e exige ainda mais atenção.
“O manejo ambiental para prevenção é uma das principais ações para reduzir acidentes”, enfatizou Cláudia. Algumas medidas simples adotadas dentro de casa podem ajudar nesta prevenção, conforme a coordenadora. Ela citou a importância de vedar ralos de chuveiros, pias e outras tubulações, além de evitar encostar camas nas paredes. Manter terrenos limpos também ajuda a evitar a proliferação dos escorpiões. Calçados e roupas também sempre devem ser observados.
Em caso de encontrar escorpião em casa, a população pode acionar o CCZ no 3313-5000 ou entrar em contato com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), que conta com o e-mail [email protected], solicitando a vistoria. Se a pessoa for picada, deve procurar imediatamente o pronto atendimento de saúde.
O vereador Beto Avelar, autor do convite para a coordenadora falar na Tribuna, lembrou da importância do assunto, diante dos recentes casos registrados, inclusive mortes de crianças. “Elaboramos um projeto de lei estabelecendo um dia para conscientização dos acidentes com escorpiões, reforçando as orientações à população”, afirmou. A proposta ainda será votada em Plenário.












