24.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de agosto, 2025
spot_img

Na Tribuna, médica apresenta dados dos 12 anos do Hospital de Amor

Durante o período de 12 anos de atividade, o Hospital de Amor de Campo Grande atendeu mais de 200 mil mulheres para rastreamento e detecção precoce de câncer de mama e de colo de útero. Os dados foram apresentados pela médica radiologista Ruth Helena Morais Bonini, na Tribuna da Câmara, durante a sessão ordinária desta quinta-feira, dia 28.

Ela lembrou que a incidência do câncer de mama tem aumentando nos últimos anos. “Quando diagnosticado precocemente, esse câncer tem 95% de chance de cura”, afirmou a médica, ao enfatizar a importância dos exames e da detecção precoce.

Por mês, cerca de 5 mil exames são realizados, tanto mamografia quanto o Papanicolau (para detectar câncer de colo de útero). Para o atendimento, a mulher pode procurar espontaneamente o Hospital de Amor, sem necessidade de indicação médica. Basta levar o cartão do SUS, documento de identificação e comprovante de residência.

A mulher precisa estar na faixa etária indicada para os exames, conforme a médica. Para mamografia a indicação é de 40 a 69 anos. Já para o preventivo de colo de útero é de 25 a 65 anos. Todo o atendimento é feito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). No caso de diagnóstico de câncer, a paciente recebe o tratamento radioterápico em hospitais parceiros, já sendo encaminhada.

O Hospital é mantido pelas verbas do Ministério da Saúde, repasses da prefeitura, Governo do Estado, além de doações de pessoas físicas e jurídicas. A médica enfatizou que o maior aporte vem de doações e, por isso, ressaltou a importância da oportunidade em apresentar o trabalho realizado, além de solicitar o apoio dos vereadores para emendas.

O vereador André Salineiro, autor do convite para a médica falar na Tribuna, enfatizou o trabalho do Hospital de Amor para salvar vidas por meio da detecção precoce. “O hospital vive de doações e, por isso, é importante os simpatizantes com a causa ajudarem e também as emendas parlamentares”, ressaltou. Ele recordou ainda de Antônio Moraes dos Santos, que concedeu o recurso para a obra.

O Hospital de Amor fica na Avenida Ver. Thirson de Almeida, 3103 – Aero Rancho, Campo Grande. Mais informações no site: https://hospitaldeamor.com.br.

Fale com a Redação