Ney Matogrosso vai receber título de Dr. Honoris Causa no Festival da Juventude

26
Ney Matogrosso (Foto: Divulgação)

O cantor Ney Matogrosso receberá o título de Doutor Honoris Causa durante a sua passagem por Campo Grande na quinta-feira (26). O artista, considerado um dos mais importantes e influentes da música nacional, será a principal atração musical do Festival da Juventude da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que segue até o sábado (28).

Concedido por universidades a personalidades de destaque por suas contribuições excepcionais à cultura, à sociedade e ao pensamento contemporâneo, o título é a mais alta distinção honorífica acadêmica. A solenidade ocorre às 19h30, na Cidade Universitária, com entrada gratuita, porém, com ingressos limitados, devendo ser retirados no Teatro Glauce Rocha, a partir das 17h30.

A cerimônia seguirá o rito acadêmico tradicional, com sessão solene, leitura da resolução, entrega do diploma e discurso do homenageado. Em seguida, Ney Matogrosso retorna ao palco do Teatro Glauce Rocha em uma palestra-show, conduzida por Febraro de Oliveira e Isabê, aprofundando o diálogo entre sua trajetória artística e as novas gerações.

Ney Matogrosso vai receber título de Dr. Honoris Causa no Festival da Juventude
Foto: Divulgação

Ney tem uma vida dedicada à criação artística, à experimentação estética e à construção de uma obra que atravessa gerações. Nascido em Bela Vista, antes da divisão estadual que deu origem ao Mato Grosso do Sul, o artista levou suas origens para o mundo e se consolidou como uma das figuras mais potentes e singulares da cultura brasileira.

Ao longo da carreira, ficou conhecido por ser o vocalista do icônico grupo Secos & Molhados, no qual revolucionou a música e a cena brasileira com uma presença cênica marcante, performances ousadas e uma voz inconfundível. Já na sua carreira solo, construiu um repertório amplo e diverso, transitando entre diferentes estilos e reafirmando sua liberdade artística ao longo de décadas.

Festival da Juventude

O evento segue na sexta-feira (27) e no sábado (28) com uma programação diversa que inclui oficinas formativas, palestras, espetáculos, mostras de cinema, debates, batalhas de rima, concurso de cosplay e concursos literários, atrações nacionais como Maria Homem, Geni Nuñez e o cantor Chico Chico, responsável pelo show de encerramento.

Também se apresentarão artistas locais como Circo do mato, Teatro Imaginário Maracangalha, Jackeline Mourão, Cia Pisando Alto, Karla Coronel, entre outros. Ao longo dos três dias, a UFMS se transforma em um território de encontro, em que diferentes linguagens se cruzam e a juventude ocupa o espaço não apenas como público, mas como protagonista de suas próprias narrativas.

Confira a programação completa pelo site https://festjuv.com.br/2026/.