Nível do Rio Aquidauana começa a baixar após atingir o ápice de 8,43 metros

24
Rio Aquidauana (Foto: Prefeitura de Aquidauana)

A cheia do Rio Aquidauana se estabilizou e deve baixar no decorrer dos próximos dias, segundo apontou o boletim de monitoramento divulgado nesse sábado (07) pela Prefeitura Municipal de Aquidauana.

Impactado pelo grande volume das chuvas deste início de fevereiro, o Rio Aquidauana chegou a marca de 8,43 metros, porém, na manhã de hoje abaixou para 8,32 metros e não aumentou mais. No entendimento das autoridades, isso significa estabilização no nível.

A Defesa Civil Municipal informou que, na região do Distrito de Palmeiras, em Dois Irmãos do Buriti, o rio já começou a baixar. “É um sinal positivo e aumenta a expectativa de que essa tendência chegue até aqui nas próximas horas”, cita a nota do órgão.

Nas últimas 24h, mais três famílias precisaram ser retirada de suas casas por conta da cheia. Com isso, subiu para 17 o número de desalojados no município. Desse total, apenas quatro estão abrigadas na Paróquia; as demais foram para casas de parentes.

Ainda segundo a Prefeitura de Aquidauana, após às águas baixarem será feita a higienização das residências afetadas devido aos riscos à saúde. Para os próximos dias, não há previsão de chuvas fortes na região.

“Seguimos com o apoio integrado do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e a Polícia Militar na segurança das áreas alagadas e do Exército, em estado de atenção. As orientações são desligar a energia elétrica e o gás nas áreas atingidas”, destaca a nota.

Aquidauana é uma das quatro cidades que decretou ‘Situação de Emergência’ por conta das chuvas. As demais localidades foram Rio Negro, Corguinho e Coxim. As prefeituras estão fazendo os levantamentos dos estragos e providenciando os reparos.