32.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
spot_img

Educação a Distância chama a atenção pela versatilidade e continua a crescer no país

Praticidade e preço contam na hora da decisão.

30/07/2019 13h54
Por: Assessoria

Os números da Educação a Distância não param de crescer. A modalidade que caiu nas graças do brasileiro no começo da década continua sendo bastante procurada. De acordo com o último Censo da Educação Superior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um em cada cinco estudantes matriculados no ensino superior estuda a distância.

Além disso, enquanto o ensino presencial apresentou queda nas matrículas, a educação a distância (EaD) registrou o maior salto desde 2008. Segundo o Censo, as matrículas em EaD cresceram 17,6% de 2016 para 2017. Os estudantes de educação a distância (EaD) chegaram a quase 1,8 milhão em 2017, o que equivale a 21,2% do total de matrículas em todo o ensino superior.

Um dos campeões de procura são os cursos de formação de professores. O Censo aponta que em 2017 46,8% das matrículas em licenciaturas eram a distância.

A professora universitária Debora Fittipaldi está em seu segundo curso na categoria EaD. Turismóloga por formação, cursou licenciatura em Pedagogia a distância e agora se prepara para o curso de tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. “A escolha pela EaD foia facilidade em poder administrar meu tempo para os estudos”, explica. Débora trabalha hoje como coordenadora de curso em uma universidade e acredita que o curso em gestão poderá ajudá-la muito nas questões pedagógicas, no que tange a relacionamentos interpessoais, e gestão de pessoas.

Debora é acadêmica da Universidade Católica de Brasília, uma das mais tradicionais do Centro-Oeste e que expandiu seus cursos para a modalidade a distância. Considerada a melhor do Centro Oeste, a quarta do país e a oitava melhor da América Latina, a universidade tem um polo EaD em Campo Grande, mas atende também alunos de outras cidades do estado como a mineira Poliana Brunis, que está em Corumbá. Ela conta que, por conta da profissão do marido que demanda mudanças de cidade, terminar o curso na modalidade presencial tornou-se uma tarefa difícil. “A escolha pela Católica EAD se deu pela confiança que tenho na instituição. Além disso, pagar um preço justo e ter qualidade na educação são essenciais”, explica.

Segundo a professora Dra. Terezinha Braz, gestora do polo da Católica EAD em Campo Grande, estudar nessa modalidade de ensino tem muitos benefícios. “O aluno adquire uma formação de peso e o reconhecimento de uma universidade de qualidade, com excelência nos conteúdos e professores, mas com uma diferença: a flexibilidade para estudar onde e quando quiser”, explica a gestora.

Em Campo Grande são oferecidos 23 cursos de graduação. Os mais procurados são Pedagogia, Administração, Gestão de Recursos Humanos e Serviço Social. Além disso, há 26 opções em pós-graduações como Análise Criminal, Direitos Humanos, Docência Virtual e Presencial no Ensino Superior, Engenharia de Software, Gestão de Projetos, Governança de Tecnologia da Informação, Psicopedagogia Clínica e Empresarial, MBA em Contabilidade Aplicada ao setor Pública, MBA em Gestão de Pessoas e MBA em Planejamento e Gestão Educacional.

O acadêmico faz suas aulas onde quiser, mas pode utilizar do polo local como ponto de apoio, inclusive para utilizar a biblioteca 100% digital.

Foto Ilustrativa

Fale com a Redação