A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está nas mãos de 31,5 milhões de brasileiros. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação, julho marcou um recorde: pela primeira vez, mais de 2 milhões de documentos foram emitidos em um único mês. Entre 11 de janeiro de 2024 e 23 de julho de 2025, foram emitidas 456.219 CINs em Mato Grosso do Sul.
O documento adota o número do CPF como registro geral único e válido para todo o país, disponível nas versões física e digital. A primeira via é gratuita e a substituição da atual identidade poderá ser feita gradualmente até 2032.
A emissão é responsabilidade dos institutos de identificação de cada estado e do Distrito Federal. Para solicitar, é necessário agendar atendimento e apresentar certidão de nascimento ou casamento. Mais informações estão disponíveis no site gov.br/identidade.
Em São Paulo, por exemplo, a emissão da primeira via de RG já foi substituída pela CIN, com atendimento mediante agendamento nos postos do Poupatempo e nas unidades do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD).
Oito estados já emitiram a nova carteira para mais de 20% de sua população: Piauí (38,40%), Acre (28,08%), Alagoas (24,68%), Mato Grosso (24,46%), Sergipe (23,41%), Rio Grande do Sul (22,50%), Santa Catarina (22,10%) e Distrito Federal (20,61%).
Segundo o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, a ampliação da CIN representa um avanço na modernização da identificação civil e no acesso à cidadania.
Vantagens e tecnologia
A CIN traz QR Code para validação eletrônica e conferência de autenticidade, além de informar se o documento foi furtado ou extraviado. Inclui ainda impressão digital, campo para manifestação sobre doação de órgãos e um código internacional (MRZ), que permite seu uso como documento de viagem nos países do Mercosul.
A versão digital pode ser baixada no aplicativo gov.br logo após o recebimento da versão impressa. O acesso é feito pelo ícone “Carteira de documentos”, selecionando “Carteira de Identidade” e “Adicionar Documento”. O formato digital facilita o uso em viagens e aumenta a segurança da conta gov.br, permitindo a obtenção de conta nível ouro.