Encerra-se às 22h59 desta quarta-feira (30), no horário de MS, o prazo para inscrições no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Sistema Enamed, gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Além da inscrição regular, termina também hoje o prazo para solicitação de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social, voltado a candidatos transgêneros.
O Enamed substitui o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) na avaliação dos cursos de medicina e passa a ser aplicado anualmente a partir de 2025. A iniciativa é conduzida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep, com apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e tem como objetivo aprimorar a qualidade da formação médica no Brasil.
Quem deve fazer o Enamed?
A participação no Enamed é obrigatória para estudantes concluintes do curso de medicina, sendo condição indispensável para a colação de grau. Para isso, o estudante precisa estar habilitado como formando na graduação e ter sido inscrito no Enade 2025 pelo coordenador do curso da instituição de ensino.
Já para médicos formados, a participação é opcional e está restrita àqueles que desejam concorrer a vagas em programas de residência médica de acesso direto por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).
Calendário do Enamed 2025
Segundo o edital de retificação, o cronograma do Enamed 2025 é o seguinte:
- Inscrições e solicitações de atendimento especializado ou nome social: 7 a 30 de julho
- Resultado das solicitações: 11 de agosto
- Período de recurso: 11 a 15 de agosto
- Resultado do recurso: 20 de agosto
- Preenchimento do questionário do estudante: 18 de agosto a 18 de outubro
- Aplicação das provas: 19 de outubro
Estrutura da prova
Marcada para 19 de outubro, a prova do Enamed será composta por 100 questões objetivas, com distribuição igual entre as áreas fundamentais da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental.
A avaliação será baseada nos mesmos critérios do Enade, respeitando os currículos e as normativas que regem o exercício da medicina no país. Os estudantes concluintes também deverão preencher, obrigatoriamente, um questionário sobre sua formação acadêmica.
Enare oferece mais de 11 mil vagas
Para os médicos formados que participarem do Enamed com o intuito de ingressar em programas de residência, o Enare 2025 disponibilizará 11.388 vagas nas modalidades médica, multiprofissional e uniprofissional da área da saúde. Ao todo, 237 instituições participam desta edição — o que representa um aumento de cerca de 28% nas vagas em relação à edição anterior.
O Enare é um processo seletivo unificado, promovido pelo MEC, que tem se consolidado como uma das principais formas de ingresso em programas de residência em todo o Brasil.