O que abre e o que fecha no ano novo em Campo Grande? confira

22
Avenida Afonso Pena, em Campo Grande (Foto: Reprodução)

Feriados e pontos facultativos alteram o expediente de repartições públicas e estabelecimentos comerciais

A contagem regressiva para 2026 começa com ajustes na rotina de Campo Grande. Entre feriado nacional, pontos facultativos e recesso no serviço público, o funcionamento do comércio e dos principais serviços da Capital terá mudanças significativas na virada do ano, exigindo planejamento de moradores e visitantes.

O dia 1º de janeiro cai em uma quinta-feira e é feriado nacional. Já a véspera, 31 de dezembro, e a sexta-feira seguinte, 2 de janeiro, são consideradas ponto facultativo. Com isso, horários de atendimento serão reduzidos ou suspensos em diversos setores.

Para ajudar na programação, o EnfoqueMS preparou uma lista com os principais serviços que estarão abertos ou fechados durante o período. Confira:

Comércio e shoppings

Nesta véspera de Ano-Novo, o comércio de rua poderá abrir até as 16h. Hipercenters funcionam das 9h às 18h, e os supermercados atendem normalmente até as 20h. No dia 1º de janeiro, o comércio permanece fechado, e os supermercados não funcionam.

Os shoppings terão horários especiais. Shopping Campo Grande, Bosque dos Ipês e Norte Sul Plaza adotam funcionamento unificado: para hoje (31), das 9h às 18h; e no dia 1º, das 10h às 22h, com abertura restrita às praças de alimentação e áreas de lazer. O Pátio Central funciona das 8h às 17h na véspera e não abre no feriado.

Bancos, lotéricas e Correios

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento bancário ao público hoje e amanhã (1º). As agências retomam o funcionamento normal a partir de 2 de janeiro. Caixas eletrônicos e canais digitais seguem disponíveis.

As casas lotéricas podem abrir até as 19h na véspera, mas permanecem fechadas no feriado. Já os Correios funcionam normalmente nesta quarta-feira (31) e suspendem o atendimento e as entregas entre os dias 1º e 3 de janeiro, com retomada prevista para o dia 5.

Saúde e serviços essenciais

Na área da saúde, apenas os serviços de urgência e emergência mantêm atendimento normal. As Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e os Centros Regionais de Saúde funcionam 24 horas durante todo o período.

O Hemosul abre das 7h às 12h nesta quarta-feira e não funciona no feriado. A Casa da Saúde permanece fechada entre hoje e sábado (2). As unidades da Atenção Primária à Saúde e os atendimentos especializados retomam as atividades apenas no dia 5.

Detran, INSS e repartições públicas

O Detran-MS não terá atendimento presencial a partir de hoje. O funcionamento normal retorna na segunda-feira, dia 5. Durante o período, os serviços digitais seguem disponíveis.

As agências do INSS funcionam até as 13h nesta quarta-feira e não abrem no feriado. O atendimento presencial será retomado no dia 2 de janeiro, enquanto a Central 135 opera em regime diferenciado.

Na Prefeitura de Campo Grande e no Governo de Mato Grosso do Sul, o recesso de fim de ano vai até 2 de janeiro, com escalas de revezamento. Serviços essenciais, como saúde e segurança, continuam operando em regime de plantão.

Justiça e segurança

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul atua em regime de plantão durante o recesso forense, entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, com análise apenas de medidas urgentes. O TRT da 24ª Região, o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Estadual também mantêm plantões para casos emergenciais.

Na segurança pública, delegacias plantonistas seguem abertas 24 horas, enquanto as demais unidades fecham nos dias de ponto facultativo e feriado.

Recomendações

Apesar da expectativa de folga para parte da população, o dia 31 de dezembro não é feriado nacional, sendo ponto facultativo a partir das 14h. No setor privado, cabe às empresas decidir sobre redução de horário ou funcionamento normal.

Com regras diferentes entre setores, a orientação é se programar com antecedência e confirmar horários antes de sair de casa. Assim, a chegada de 2026 pode ser celebrada sem imprevistos de última hora em Campo Grande.