25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 7 de agosto, 2025
spot_img

Operação Ferro Velho fechou 20 estabelecimentos e aplicou R$ 20 mil em multas

A terceira operação Ferro Velho de 2025 contra o comércio de cobres, ferro e demais produtos recicláveis sem a origem legal comprovada resultou no fechamento de 20 empresas do segmento e na aplicação de R$ 20 mil em multas. A ofensiva foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (07), com a participação de 101 guardas civis metropolitanos e policiais militares e civis, divididos em 46 viaturas.

Conforme o balanço final, foram mais de 65 estabelecimentos que atuam na compra destes materiais vistoriados em diferentes endereços da Capital. Destes, três tinham algum tipo de irregularidade, como falta de alvará para o funcionamento, e um era reincidente. Três pessoas foram detidas e levadas até a delegacia para prestarem esclarecimentos, sendo uma presa por porte de arma de fogo.

No Bairro Vila Sobrinho, um ferro-velho tinha estocado 220 quilos de cobre sem comprovação de origem e 20 tampas de bueiro de rua, que não podem ser comercializados por ser de propriedade da Prefeitura Municipal de Campo Grande, configurando em crime de dano e furto de patrimônio público. Na operação, três pessoas se esconderam em um imóvel trancado, mas acabaram pegos.

Em coletiva de imprensa para apresentação do resultado da investida, o coronel da PM Emerson de Almeida Vicente, comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), detalhou que a investida de hoje é resultado de uma longa apuração da inteligência, que mapeou pontos suspeitos de recepção em diferentes bairros. Ao todo, foram mais de 100 endereços suspeitos de receptação deste tipo de material.

A operação também teve carácter educativo, instruindo os estabelecimentos sobre os riscos de adquirirem materiais suspeitos de furto. “A fiscalização não é para constranger os bons comerciantes, mas sim para coibir um crime que afeta toda a cidade”, citou o comandante do CPM, classificando como positiva a ação, já que não houve grandes apreensões como nas investidas anteriores.

Fale com a Redação