Cerca de 1,1 tonelada de carne bovina, 61,6 kg de linguiça, 51,6 kg de carne suína, além de charque, ossos, carne de frango e peixes considerados impróprios para o consumo humano foram apreendidos em uma operação na quinta-feira (04) em três açougues na cidade de Bandeirantes.
A investida foi protagonizada por equipes da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), Vigilância Sanitária, do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) e da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). Os proprietários dos comércios foram presos em flagrante.
Segundo consta, a carne era proveniente de abates clandestinos e sem comprovação de origem. Além de riscos à saúde, a atividade envolve sonegação fiscal, concorrência desleal e crimes ambientais pelo descarte irregular de resíduos. Os estabelecimentos também fabricavam linguiça e charque sem ter a inspeção municipal.
Durante a fiscalização, foram encontradas diversas irregularidades e produtos de origem animal vencidos. Os empresários responderão por vender ou expor à venda mercadoria cuja embalagem, tipo, especificação, peso ou composição esteja em desacordo com a lei. Eles podem cumprir de 2 a 5 anos de detenção, sem possibilidade de fiança.