30.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 23 de outubro, 2025
spot_img

Operação “Freeloader” apura compra e venda ilegal de área da União em Corumbá

A Polícia Federal deflagrou nessa quinta-feira (23) a Operação “Freeloader” para investigar crimes de incêndio e a exploração ilegal de terras da União decorrentes de incêndios ocorridos em 2024. Segundo a investigação, uma área queimada em uma fazenda é alvo reiterado de manejo de fogo.

Ainda segundo a PF, essa fazenda em pauta é, na realidade, propriedade da União, apesar disso, houve a compra e a venda fraudulenta com a utilização de documentos falsos. O local passou a ser usado como criadouro de gados.

Na operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Corumbá, sendo dois na própria cidade e outros dois deflagrados no estado do Paraná.

Além disso, houve o bloqueio de contas bancárias dos investigados no valor de quase R$ 2 milhões, referente à compra ilegal da fazenda e às centenas cabeças de gado que ocupam irregularmente o bem público federal.

A Justiça Federal decretou o embargo da área, permitindo o acesso dos ocupantes somente para manutenção dos semoventes, vedadas quaisquer outras atividades econômicas, através da ampliação, destruição ou qualquer alteração da infraestrutura.

Sobre o nome da operação, a PF explicou que “Freeloader” seria, em inglês, “aproveitador”. Os investigados se aproveitam e se apropriam de bem público da União para cultivo de mais de 600 cabeças de gado, obtendo alta lucratividade com a compra e venda.

Fale com a Redação