Operação não apreendeu nada na sede da Sisep, garante assessoria

382
Viatura do Gaeco (Foto: Arquivo/MPMS)

Policiais do GAECO (Grupo Especial de Combate à Corrupção) cumpriram mandados de busca e apreensão na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) na manhã dessa quinta-feira (15), mas segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Campo Grande nada foi apreendido ou levado pelas equipes.

“A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos recebeu nesta manhã as equipes da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social, que cumpriram mandado de busca e apreensão. O Município permanece à disposição para qualquer esclarecimento ou fornecimento de informações necessárias aos entes do processo”, cita a nota.

No total, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão na Sisep, em uma empresa localizada na Avenida Ministro João Arinos, no Bairro Cidade Jardim, e também em endereços de pessoas que estão sendo investigada por participarem de um esquema que desviou cerca de R$ 300 milhões dos cofres da Prefeitura por meio de contratos de serviços públicos em Campo Grande, 

Além do Gaeco, também participam o GECOC (Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC) e o Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque). Eme um dos endereços alvos da operação, na Chácara Santa Dirce, em Terenos, um homem de 62 anos foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Na casa, foi encontrada uma arma calíbre 32 debaixo da cama.

Segundo o Portal da Transparência, o sujeito preso é dono de uma empreiteira contratada pela Prefeitura de Campo Grande por R$  209 milhões para locação de máquinas pesadas, caminhões, veículos leves e equipamentos, incluindo combustível, operadores, motoristas, alimentação, translado e manutenção dos maquinários.

De acordo com o Ministério Público (MPMS), a operação apura a atuação de possível organização criminosa estabelecida para a prática de crimes de peculato, corrupção, fraude à licitação e lavagem de dinheiro, relativos a contratos para manutenção de vias não pavimentadas e locação de maquinário de veículos junto ao Município.