Integrantes de uma célula de uma facção organizada que agia em Dourados praticando crimes violentos e ameaças foram presos na quarta-feira (13) durante uma operação da Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON) e do Setor de Investigações Gerais/Núcleo Regional de Inteligência (SIG/NRI).
Chamada de Operação “Para”, a ofensiva promoveu três abordagens em pontos usados para guardar drogas, armas e munições no município. Os locais tinham sido mapeados anteriormente pelo setor de inteligência da Polícia Civil. Dos investigados, quatro foram localizados e presos.
Também foram apreendidos um revólver calibre .38, 30 munições do mesmo calibre, dois artefatos explosivos de mão, uma motocicleta, porções de maconha, crack, cocaína e haxixe, balanças de precisão, equipamentos para fracionamento e acondicionamento de drogas e aproximadamente R$ 2.500,00 em espécie.
Ainda segundo a investigação, nos últimos meses, a região dos bairros Canaã IV e Vila São Braz tem sido palco de conflitos entre grupos criminosos pelo controle do tráfico de drogas, situação que resultou em diversos episódios de violência, incluindo o homicídio de um adolescente de 15 anos no mês de maio.