
Senadores pedem atuação da Procuradoria-Geral da República após divulgação de conversas com Daniel Vorcaro
A divulgação de supostas mensagens envolvendo um ministro do Supremo Tribunal Federal e um banqueiro reacendeu o embate político em Brasília. Parlamentares da oposição passaram a cobrar investigação sobre conversas atribuídas ao ministro Alexandre de Moraes e ao empresário Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master.
As críticas partiram de senadores e deputados federais que pedem atuação imediata da Procuradoria-Geral da República (PGR). Entre eles estão o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Segundo Marinho, caso a autenticidade das mensagens seja confirmada, o episódio representaria uma situação grave envolvendo um integrante da mais alta Corte do país.
“As revelações sobre mensagens entre o banqueiro Daniel Vorcaro e o ministro Alexandre de Moraes, se confirmadas, apontam para um quadro gravíssimo envolvendo integrante da mais alta Corte do país”, afirmou o senador em nota.
O parlamentar também criticou o que classificou como falta de posicionamento da Procuradoria-Geral da República. Para ele, a ausência de investigação pode prejudicar a confiança nas instituições.
“Essa seletividade mina a confiança nas instituições. O maior interessado no esclarecimento deveria ser o próprio ministro”, declarou.
Já o senador Flávio Bolsonaro adotou um tom mais duro ao comentar o caso. Segundo ele, a situação comprometeria a permanência de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Alexandre de Moraes deve renunciar, pelo bem da democracia e do Judiciário brasileiro. Ou sofrer processo de impeachment no Senado Federal”, afirmou.
O senador também criticou o procurador-geral da República, Paulo Gonet, por ainda não ter aberto investigação sobre o caso.
A discussão ganhou força após a quebra do sigilo telefônico de Daniel Vorcaro. Informações divulgadas indicam que mensagens encontradas no aparelho do banqueiro sugerem encontros com autoridades dos três Poderes.
O deputado federal Gilberto Silva também defendeu que o Congresso Nacional tome providências diante das denúncias.
“Pelo bem do STF e do Judiciário brasileiro, o ministro Alexandre de Moraes precisa renunciar ou o Senado Federal cumprir seu papel”, afirmou.
Até o momento, Alexandre de Moraes negou ter mantido contato com Daniel Vorcaro antes da prisão do banqueiro. O caso segue gerando repercussão no meio político e jurídico em Brasília.



















