Durante a Ordem do Dia da sessão plenária desta quinta-feira (16), os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovaram 16 projetos de resolução para concessão de títulos e comendas, além de outras quatro propostas. Entre elas, em redação final, está o Projeto de Lei 104/2024, de autoria da deputada Gleice Jane (PT), que institui o Protocolo Sul-Mato-Grossense Antirracista, e agora segue ao expediente.
A proposta de Gleice Jane tem como objetivo incentivar estabelecimentos com grande circulação de pessoas a adotarem, de forma voluntária, medidas de sensibilização, prevenção e acolhimento às vítimas em situações de injúria racial e de racismo. O projeto também prevê ações de conscientização e prevenção, como treinamentos sobre racismo estrutural e institucional, além de letramento racial para todos os colaboradores — especialmente os que atuam diretamente com o público, sugerindo ainda a disponibilização de materiais informativos sobre os direitos das vítimas e de canais de denúncia visíveis nas dependências nesses locais.
Em segunda discussão, foram aprovados o Projeto de Lei 42/2025, do deputado Neno Razuk (PL), que institui a Semana Estadual de Conscientização para Mulheres no Climatério e na Menopausa, e o Projeto de Lei 198/2025, de autoria do Poder Judiciário, que trata da reorganização das serventias notariais e de registro da comarca de Cassilândia. Ambas as matérias também seguem ao expediente.
Já em primeira discussão, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 270/2024, do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que estabelece diretrizes de apoio às trilhas e rotas turísticas no Estado. O deputado Zeca do PT (PT) ressaltou a importância da regulamentação do acesso a essas áreas, com o objetivo de evitar danos ambientais.
Convite à Corrida dos Poderes
O presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), aproveitou a sessão para reforçar o convite à 3ª Corrida dos Poderes, que será realizada no dia 25 de outubro, a partir das 15h, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
“Os treinões para a corrida movimentaram cerca de oito mil pessoas. Estamos esperando a participação de pelo menos cinco mil nesta edição”, destacou o parlamentar.
Os kits dos atletas devem ser retirados nos dias 21 e 22 de outubro no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, diante da entrega de brinquedos. É obrigatório apresentar documento pessoal com foto, mas caso seja feita por terceiros, o ideal é conferir a documentação exigida no regulamento da prova.
Confira mais informações no site oficial da Corrida dos Poderes (clique aqui).
Serviço – 3ª Corrida dos Poderes
Data: Sábado, 25 de outubro de 2025
Horário: A partir das 15h
Local: Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) – Av. Des. José Nunes da Cunha, s/n, Parque dos Poderes, Campo Grande/MS
Distâncias: 3 km, 5 km, 10 km e Corrida Kids
Programação:
15h00 – Abertura da arena
16h00 – Corrida Kids
17h10 – Largada Pernas Solidária
17h15 – Largada Corrida 5 km e 10 km
17h20 – Largada Caminhada
18h50 – Premiação
19h15 – Show com Chicão Castro e Banda