30.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 23 de outubro, 2025
spot_img

Organização usava empresas de fachada e aviões para transportar drogas

A Polícia Federal cumpriu nessa quinta-feira (23) em cidades de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Mato Grosso, 33 mandados de busca e apreensão, oito de prisão preventiva e um de prisão temporária.

Chamada de Operação Red Flag, a ofensiva apura um esquema de tráfico internacional de drogas que usava aeronaves para o transporte dos entorpecentes. Em Campo Grande, os policiais estiveram em uma oficina de aeronaves.

No estado, as equipes também estiveram em Aral Moreira, onde cumpriram dois mandados, um deles na sede de uma empresa de pulverização, que seria do irmão de um ex-participante do reality show BBB.

Ainda segundo a PF, as investigações começaram há cerca de um ano, após a identificação de um piloto de Araçatuba (SP), um dos responsáveis pelo transporte de drogas em aeronaves a serviço de uma organização criminosa.

As aeronaves eram preparadas em oficinas e hangares de Birigui (SP) para fazer o transporte das drogas em outros estados. O grupo atuava com estrutura dividida em núcleos de logística aérea e terrestre, gerenciamento financeiro e assessoria.

Em apenas uma das ações criminosas, no final de 2024, os investigados transportaram quase uma tonelada de cocaína em aeronaves agrícolas no interior do Paraná.

O grupo fez movimentações financeiras superiores a R$ 160 milhões em contas bancárias de pessoas físicas, empresas vinculadas e terceiros, utilizadas para dissimular a origem e o destino dos recursos ilícitos.

Fale com a Redação