21.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 23 de maio, 2025
spot_img

Os vinhos mais caros do mundo – de garrafa de 558 mil dólares a rótulo brasileiro!

Uma garrafa de vinho pode custar muito mais do que imaginamos; entenda o porquê

Tradicionalmente uma bebida fina, o vinho pode ser encontrado em valores mais acessíveis e também em preços altos. Diversos motivos influenciam a precificação. Você sabe quais são os vinhos mais caros do mundo? E quais deles são brasileiros?

O vinho é uma das bebidas mais consumidas em comemorações. Algo que acontece desde a antiguidade. Origem, sabor, idade, potência e outros fatores têm influência direta no preço final do rótulo. 

Qual a origem do vinho?

Antes de descobrirmos quais são os vinhos mais caros do mundo e porquê, vamos conhecer mais detalhes sobre a história dessa bebida. 

Tradicional nas refeições e, principalmente, nas comemorações, desde a antiguidade, o vinho é uma das bebidas mais conhecidas e consumidas do mundo inteiro. 

A origem dessa bebida data de mais de 7 mil anos. Os indícios mais prováveis mostram que o vinho surgiu no Oriente Médio, na região da Síria, Líbano e Jordânia. 

Segundo o Vinho Blog, arqueólogos descobriram, a partir de análises de caroços de uva, que se produziu vinho em um passado muito distante. 

Entre as evidências encontradas, está a de que no final da Idade Pedra houve uma transição de videiras silvestres para cultivadas. Isso indica que já nesta época o vinho era elaborado de maneira proposital. 

Além disso, outras civilizações tiveram o vinho sendo produzido e consumido com destaque. É o caso de egípcios, gregos e romanos. 

Há ainda uma outra versão da origem do vinho. A que conta o surgimento da bebida a partir da desilusão amorosa de uma mulher persa. 

A mulher estaria disposta a cometer suicídio após se desiludir com o rei. O método escolhido por ela teria sido tomar uma taça de suco de uva “estragada”. O efeito, porém, não foi o esperado. Pelo contrário. Além de não morrer, a mulher melhorou de humor. 

Por que existem vinhos tão caros? 

Acompanhando a humanidade desde as civilizações mais antigas e com o poder de tornar a vida um pouco mais leve, há muitas razões que encarecem o preço de um vinho. 

Há garrafas, por exemplo, que chegam a custar mais de R $150 mil. O motivo para um vinho chegar a esse preço é o fator raridade deste produto. 

Colheitas de uvas feitas em épocas difíceis, fazem o produto final ter pouca quantidade. Sendo assim, os preços sobem. 

Quais são os 5 vinhos mais caros do mundo?

5. Domaine Georges & Christophe Roumier Musigny – Grand Cru

O top 5 dos vinhos mais caros do mundo tem mais uma marca francesa. Esse rótulo chega a custar R $30 mil. 

As razões para um valor tão alto dos vinhos desta vinícola incluem o fato de os fabricantes estarem entre os mais premiados do mundo.

4. Egon Muller-Scharzhof Scharzhofberger Riesling Trockenbeerenauslese

O nome já dá a dica de que se trata de um produto alemão. A linha “Trockenbeerenauslese”, fabricada pelo enólogo alemão Egon Muller, é considerada uma das mais luxuosas desta marca. 

Conhecida no mundo como uma das melhores para produzir vinho branco, a uva Riesling já torna as garrafas mais caras naturalmente. 

Unindo este fatores, este vinho tem sabor concentrado e doçura equilibrada. Tudo isso resulta em um valor que ultrapassa os R $32 mil. 

3. Domaine Leflaive Montrachet – Grand Cru

Cada garrafa deste vinho pode chegar a custar cerca de R $50 mil. O valor varia de acordo com o local de compra. O Domaine Leflaive Montrachet Grand Cru tem, segundo os especialistas, potência de sabor. 

2. Domaine Leroy Musigny – Grand Cru

Este é um rótulo difícil de encontrar. O valor médio deste Grand Cru gira em torno de R $60 mil. Por quê? Porque são produzidas pouquíssimas garrafas durante o ano. 

1. Domaine de la Romanée-Conti Romanée-Conti Grand Cru

Este rótulo é de uma safra francesa de 1945, famosa por enfrentar muitas dificuldades climáticas. Essa safra passou por geadas fortes e chuvas intensas. 

As adversidades climáticas fizeram a safra ser considerada milagrosa. Foram produzidas apenas 600 garrafas, apesar de ser um vinho com altíssima durabilidade. 

Uma garrafa do Domaine de La Romanée-Conti Romanée-Conti Grand foi arrematada por US $558.000. Isso aconteceu em 2018, em Nova Iorque, durante um leilão. 

Qual é o vinho brasileiro mais caro?

Os rótulos brasileiros não aparecem entre os primeiros lugares dos vinhos mais caros do mundo. Isso não significa, porém, que o Brasil não produz bons vinhos. Não apenas produz, como também tem garrafas a preços exorbitantes. 

Indo direto ao ponto, o vinho mais caro do Brasil custa R $5 mil, a garrafa de 750 ml. Trata-se de um Cabernet Sauvignon, safra 2002. 

Este valor foi revelado em live realizada por Orestes de Andrade Jr, da Associação Brasileira de Sommeliers, em 2020. 

Vale ressaltar que há outros dois rótulos neste mesmo valor: um Tannat e outro Nebbiolo, também safra 2002. 

O produtor do rótulo mais caro do Brasil é o vinhateiro Vilmar Bettú. Ele é classificado pelo universo do vinho brasileiro como o “rei das microvinificações”. 

Vilmar Bettú possui 98 rótulos à venda no interior de Garibaldi, no Rio Grande do Sul, na propriedade da família. 

A vinícola de Bettú fica no porão de sua casa. Mesmo sendo o produtor mais caro do Brasil, ele também tem rótulos mais baratos, como rosés de R $130. Há também Nebbiolo, Tannat e Cabernet Sauvignon de safras com mais de 10 ou 15 anos, custando até R $380.

Fale com a Redação