Palocci diz em depoimento que pré-sal estimulou corrupção

228

Publicado em 07/09/2017 08h51

Palocci diz em depoimento que pré-sal estimulou corrupção

O ex-presidente Lula teria demonstrado preocupação, mas depois estimulou o esquema, segundo o ex-ministro

Notícias ao minuto

O ex-ministro Antonio Palocci disse, em depoimento ao juiz Sergio Moro, que o ex-presidente Lula sabia que diretores nomeados para a Petrobras estavam envolvidos em esquemas de corrupção envolvendo partidos políticos. Ele fez questão de frisar que acredita que não houve uma premeditação, mas que as coisas terminaram naturalmente por seguir este rumo.

De acordo com a Folha de S. Paulo, ele afirmou ter conversado com Lula, em 2007, sobre o assunto. O ex-presidente teria demonstrado preocupação, mas depois estimulou o esquema, segundo o ex-ministro.

“Lula senta comigo e fala que tinha ouvido falar que a diretoria de serviços, a diretoria de abastecimento, a diretoria de internacional está tendo muita corrupção. É verdade? Eu falei pra ele: é verdade”, disse.

Lula, segundo Palocci, pensou em “tomar providências” porque “a coisa estava repercutindo de forma muito negativa”. Palocci diz que explicou ao ex-presidente que as diretorias estavam loteadas por partidos da base.

“Eu falei: é aquilo que foi destinado para esses diretores, operar para o PT em um caso e para o PP no outro. E ele falou: você acha que isso está adequado? Eu falei: não, acho que isso está muito exagerado”, afirmou Palocci.

“Ele estava preocupado com isso, mas quando veio o pré-sal, aí vieram investimentos de todo tipo. Ele perdeu as preocupações e mais, ele até chegou a encomendar que os diretores a partir daí fizessem mais reservas partidárias.”

O ex-ministro da Fazenda disse que, em meados de 2010, foi feita uma reunião na biblioteca do Palácio da Alvorada com a presença dele, Lula, do então presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli e da então candidata à presidência da República, Dilma Rousseff.

Palocci afirmou que na ocasião Lula falou sobre a importância dos programas do pré-sal para o país e que os contratos de sondas dos projetos da estatal deveriam ajudar na arrecadação de recursos para o PT. “Foi a primeira vez que ele (Lula) falou dessa maneira tão direta”, declarou o depoente.

Reuters