O bom ambiente de negócios e o fomento ao empreendedorismo em Mato Grosso do Sul foram pautas de destaque no discurso proferido pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) nesta sexta-feira (11), na solenidade de abertura do Encontro de Líderes dos Territórios Empreendedores, promovido pelo Sebrae-MS, em parceria com o Governo do Estado, em Campo Grande.
Segundo ele, estes dois fatores contribuem muito para o crescimento e a expansão do estado. “O Estado cresce de 5% e 6% ao ano, fruto de um ambiente de negócios e do empreendedorismo de muitas pessoas. Quando falamos em crescimento (Estado) fazemos menções não só aos grandes empreendimentos, mas a todas as oportunidades criadas pelo microempreendedor ou média empresa”, disse.
Na oportunidade, o governador enalteceu a capacidade e a determinação dos cidadãos sul-mato-grossenses em buscar pela transformação. “Isso tem mudado os indicadores do nosso Estado”, afirmou o governador. Nesse sentido, Riedel citou que é preciso investir em pessoas, com capacitação e apoio ao negócio, pois tem resultados práticos ao longo prazo.

“Hoje é um dia em que todos estes atores se encontram, líderes públicos, privados, em torno de conhecimento e formação. Este evento tem correlação direta com este cenário de crescimento. Trazer todos estes líderes que vão falar sobre este momento e transformação do Estado”, completou, ao falar sobre a importância do evento.
Presente na solenidade, o superintendente do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça, lembrou que ações deste tipo criam um Brasil melhor. “O nosso dever como líderes é deixar um trabalho melhor e assim a pequena empresa possa começar a empregar. Para que os filhos não precisem sair dos municípios em busca de emprego, ou outro local para desenvolver sua atividade. Nosso papel é buscar desenvolvimento com propósito”, descreveu.
Outro que fez uso da palavra foi o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli. “O empreendedorismo não se resume apenas em um negócio que gera renda, mas ele abre caminhos, horizontes. Um olhar com responsabilidade e propósito, ter uma visão de futuro e de transformação de uma sociedade que todos nós buscamos”, afirmou.
Encontro de Líderes

O evento está sendo realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, voltado para gestores que atuam nos setores público e privado. O foco é levar conhecimento e promover a qualificação de quem está à frente de decisões que impactam diretamente os municípios sul-mato-grossenses.
Serão oferecidas palestras e painéis com lideranças de destaques, entre elas a senadora Tereza Cristina; o secretário da Semadesc e conselheiro do Sebrae/MS, Jaime Verruck, assim como o presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli. Dentre as temáticas, está o papel dos líderes na adoção de boas práticas de gestão pública voltadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento dos territórios.
O encontro promove ainda diálogos com especialistas como o historiador, Leandro Karnal e o estrategista em comunicação, Sérgio Augusto de Andrade. A programação ainda terá a refugiada síria Myria Tokmaji, que se destacou no empreendedorismo, e o consultor do Sebrae/MS e ex-prefeito de São Gonçalo do Pará (MG), Ângelo Roncalli.