Paranaense é autuado por pescar em ‘corredeira’ no rio Miranda

340
(Foto:Divulgação/PMA)

Um vendedor paranaense de 61 anos foi autuado na tarde de ontem (1º), depois de ser flagrado pescando em uma ‘corredeira’ no rio Miranda, no município de Nioaque.

Os policiais militares ambientais ao chegar no local denominado Corredeira Santa Helena surpreenderam o pescador amador praticando a pesca predatória com um molinete com vara. O petrecho foi apreendido. Ele iniciava a pescaria e ainda não tinha capturado nenhum pescado.

O infrator, residente em Maringá (PR), foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 700,00. Além de multa administrativa, a atitude caracteriza-se crime ambiental e o infrator responderá e poderá pegar pena prevista de um a três anos de detenção.

As normas proíbem a pesca a 200 metros a montante e a jusante das cachoeiras e corredeiras, pois é alta a vulnerabilidade dos cardumes nesses locais dos rios. No local em que o pescador estava, com o rio com pouca água com se encontra, é possível pegar peixe com as mãos. Exatamente porque os cardumes ficam vulneráveis nessas áreas é que existe a proibição da pesca.