20.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 17 de junho, 2024
spot_img

Parceria: Instituto Sabin e Prefeitura inauguram Ludoteca para auxiliar atendimentos Caps

Crianças e adolescentes atendidos pelo Caps I (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Dourados) ganharam um espaço especial de acolhimento, que vai auxiliar nos trabalhos desenvolvidos pela instituição. A Ludoteca inaugurada nesta segunda-feira (20/5) é fruto da parceria entre a Prefeitura de Dourados, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), e do Instituto Sabin.

“Essa sala vai ajudar na terapia dos nossos pacientes do Caps I, graças a parceria com o Instituto Sabin, a quem a gente agradece muito A Ludoteca vai enriquecer o atendimento oferecido”, ressalta o secretário municipal de saúde, Waldno de Lucena Júnior.

Uma Ludoteca é uma sala ambientada, composta por diversos materiais pedagógicos como brinquedos, jogos, livros e recursos lúdicos. Tudo em um espaço climatizado e que possui a privacidade adequada para a escuta, oitiva ou acompanhamento terapêutico de crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência.

“A gente está traçando essa parceria há dois anos e hoje estamos concretizando. A Ludoteca vai ofertar material lúdico e pedagógico para dar suporte ao atendimento às crianças e adolescentes atendidas no Caps I. Ela é muito importante também porque a forma de expressar a subjetividade da criança é através do brincar, então a Ludoteca vai oportunizar o material e a ambientação para melhor atendermos as crianças ”, explica a coordenadora da Rede de Assistência Psicossocial, Cintia de Souza Neto.

Desde a criação do projeto, em 2008, o Instituto Sabin já doou 122 ludotecas para instituições da Administração Pública que estão espalhadas por diversos estados brasileiros, além do Distrito Federal, essa é a segunda instalada em Dourados.

“É uma satisfação enorme participar desse crescimento dentro da cidade de dourados e contribuir com o desenvolvimento das nossas crianças, fazer com que elas aprendam a lidar com os desafios da vida, contribuir com o desenvolvimento emocional e ofertar um local seguro e acolhedor para todas”, afirma o gestor regional do grupo Sabin em Dourados, Márcio Daniel.

O programa acontece com a doação de bens e serviços para ambientação do espaço físico e revitalização de ludotecas que necessitam de manutenção e a oferta de capacitação continuada para os profissionais da rede de atenção à violência.

Parceria: Instituto Sabin e Prefeitura inauguram Ludoteca para auxiliar atendimentos Caps
Fale com a Redação