Passarela do samba recebe cores e brilhos no início do Carnaval de Corumbá

13
Cinco escolas desfilam neste domingo com enredos que vão da cultura indígena à sustentabilidade do Pantanal (Foto: Renê Márcio Carneiro/PMC)

Tempo de desfile, número de integrantes e conduta das escolas são fiscalizados por regulamento da Liesco

A partir das 20h30 deste domingo (15), as ruas de Corumbá, a 413 km de Campo Grande, se transformam em passarela de cores, música e brilho com o início do Carnaval 2026. Cinco escolas de samba abrem a programação na rua Frei Mariano e na Avenida General Rondon, trazendo à cidade branca espetáculos que misturam tradição, cultura regional e criatividade.

O desfile segue até segunda-feira (16), reunindo ao todo 10 agremiações que disputarão o título sob regras rigorosas da Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco). Cada escola deve apresentar, no mínimo, 450 integrantes, incluindo pelo menos 50 ritmistas na bateria, 15 baianas, três carros alegóricos, carro abre-alas e comissão de frente com oito a 14 componentes. O tempo de desfile varia entre 50 e 70 minutos, com perda de 0,2 ponto por minuto excedente ou inferior ao limite estipulado.

Entre as novidades do regulamento está a previsão de multa de 30% do valor da subvenção pública em casos de agressão física ou verbal envolvendo integrantes ou dirigentes. Também são proibidos contato com jurados, propaganda política, utilização de animais vivos e nudez explícita. Dependendo da infração, a escola pode ser desclassificada.

Programação e enredos

No domingo (15), abrem os desfiles:

  • Unidos da Vila Mamona – enredo: “Nhe’e Porã. O sopro sagrado que gera a vida: a mística tupi na criação do mundo”, destacando a espiritualidade indígena tupi-guarani.
  • A Pesada“Voar é com os pássaros, sonhar é com a Pesada. Uma viagem no sonho infantil”, contando a história de um adulto que revive a infância guiado por memórias da avó.
  • Unidos da Major Gama“Do invisível ao brilho, um futuro sustentável”, celebrando consciência ecológica e preservação do Pantanal.
  • Acadêmicos do Pantanal“Embaralhe as cartas, gire a roleta, role os dados. A sorte está lançada”, explorando o jogo da vida e a busca pela felicidade.
  • Caprichosos de Corumbá“No coração de cada lenda, reside uma verdade oculta esperando ser descoberta”, inspirado na lenda amazônica do Tamba-Tajá.

Na segunda-feira (16), desfilam:

  • Imperatriz Corumbaense
  • Estação Primeira do Pantanal
  • Império do Morro
  • Marquês de Sapucaí
  • Mocidade Independente da Nova Corumbá

Julgamento e apuração

Os desfiles serão avaliados por 16 jurados em oito quesitos: samba-enredo, fantasia, bateria, comissão de frente, alegorias, mestre-sala e porta-bandeira, enredo e harmonia e evolução. Cada item recebe notas de 8,5 a 10, com possibilidade de pontuação decimal. A apuração será realizada na quarta-feira de cinzas, 18 de fevereiro, às 16h.

Prestação de contas

As escolas têm até 19 de fevereiro para prestar contas dos valores recebidos da Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e da Liesco. O descumprimento pode acarretar multa e suspensão, reforçando a responsabilidade administrativa das agremiações.

Após o cancelamento da disputa em 2025 devido a chuvas e ventos, os desfiles de 2026 prometem devolver à cidade branca todo o brilho e energia do Carnaval corumbaense.