23.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 7 de maio, 2025
spot_img

Peça paulistana instiga Campo Grande a pensar a apatia em “Com os Bolsos Cheios de Pão”

Com humor ácido e crítica social contundente, o espetáculo Com os Bolsos Cheios de Pão, do Grupo Cisco (SP), será apresentado em Campo Grande neste fim de semana, dias 10 e 11 de maio (sábado e domingo), às 20h, na Estação Cultural Teatro do Mundo (Rua Barão de Melgaço, 177 – Centro). A peça faz parte da programação do projeto nacional Escambo: Rede Parente, e os ingressos podem ser reservados gratuitamente via WhatsApp, pelo número (67) 98129-7263.

Dirigida por Vinícius Torres Machado, a montagem traz os atores Edgar Castro e Donizeti Mazonas nos papéis do Homem de Bengala e do Homem de Chapéu, personagens mergulhados em discussões filosóficas, mas incapazes de agir diante de uma cena concreta: um cachorro preso no fundo de um poço. A fábula, escrita pelo dramaturgo romeno Matei Visniec, foi inspirada em uma situação real vivida por ele em 1980 e se tornou metáfora da inércia humana diante do sofrimento alheio.

“O espetáculo escancara o esvaziamento dos processos de comunicação pública, onde o discurso se sobrepõe à ação. Em meio a debates vazios, a compaixão se perde”, explica Edgar Castro. Já para Donizeti Mazonas, a obra ganha ainda mais força no atual contexto social. “Vivemos uma era em que falamos demais e escutamos pouco. A peça nos confronta com esse silêncio prático diante da dor do outro.”

Além da apresentação teatral, o Grupo Cisco promove no domingo (11), duas atividades formativas gratuitas: a oficina A escuta do corpo, das 9h às 13h, e a mesa pública O trabalho do intérprete teatral como ofício, das 17h às 19h. Ambas ocorrem na Estação Cultural Teatro do Mundo, e as inscrições podem ser feitas pelo Instagram @projetoescamboredeparente.

O projeto Escambo: Rede Parente é uma iniciativa nacional de circulação artística contemplada pela Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz, com apoio do Ministério da Cultura e parceria com o Grupo Fulano di Tal. Campo Grande é a terceira cidade a receber o projeto, que já passou por Manaus (AM) e Belém (PA), e encerra a temporada em São Paulo, no mês de junho.

A programação continua nos dias 17 e 18 com o espetáculo HUMA/, de artistas de Manaus, e nos dias 24 e 25 com MOMO – Um ato poético para testemunhas, do Grupo Usina, de Belém do Pará. As apresentações serão divididas entre a Estação Cultural Teatro do Mundo e o Espaço Fulano di Tal.

Fale com a Redação