14/02/2017 18h00
Pedacinhos de veneno: Caldos em cubos podem estar te matando aos poucos
Jornal Ciência
Os temperos em cubos são considerados piores para a saúde do que álcool, nicotina, e até outras drogas. Isso ocorre, pois esses condimentos possuem taxas elevadas de glutamato monossódico.
O glutamato monossódico, ou GMS como é conhecido, é um ativador de sabor adicionado a muitos alimentos disponíveis no mercado. Ele pode ser encontrado em carnes processadas, comidas congeladas, saladas, enlatados, macarrão instantâneo e até mesmo em papinhas de bebê.
Pesquisas já mostraram que o GSM pode ser uma excitotoxina, uma substância que pode estimular e matar as células. E as células cerebrais, quando danificadas, podem causar dores de cabeça, aceleração nos batimentos cardíacos, asma, palpitações e a longo prazo, pode levar à obesidade, enxaqueca e lesão ocular.
A ingestão de glutamato pode bloquear as funções neurológicas do hipotálamo, e isso pode fazer com que se coma mais do que se deve, o que leva à obesidade.
Para aumentar o sabor e temperar os alimentos de maneira saudável, esses temperos em cubos devem ser substituídos por algo natural. Ervas como salsinha, alho, cebolinha, orégano, manjericão, tomilho e pimenta podem ser utilizadas para realçar o sabor da comida. Basta picar tudo, colocar em uma pequena forma de gelo, adicionar óleo de coco, azeite ou manteiga derretida e colocar na geladeira por algumas horas.
Depois, é só usar esses cubos naturais para temperar os alimentos de maneira mais saudável.
Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

