A Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) fechou uma peixaria no centro de Campo Grande na manhã dessa terça-feira (30). O local tinha pelo menos 3 toneladas de pescado irregular e impróprios para consumo humano.
O flagrante ocorreu após o recebimento de denúncias anônimas. O estabelecimento, na Rua Rui Barbosa, estava sujo e com cheiro forte de carne estragada. Na vistoria, foram constatadas más condições de armazenamento, alimentos impróprios para consumo, produtos sem origem e sem rótulo e até divergência de CNPJ da empresa.
Ainda segundo as informações, foram recebidas três denúncias pelo Procon ao longo do primeiro semestre deste ano apontando divergência no peso dos produtos vendidos, muitos reclamando que o comércio misturava o peso do gelo com o de peixe. O proprietário do estabelecimento não foi encontrado até o momento e é considerado foragido.

A Decon detalhou ainda que, além de o ambiente estar sujo e enferrujado, os peixes estavam acondicionados em baldes abertos, as embalagens estavam sem dados de peso, ausência de licença sanitária e ausência de normas técnicas. O local também manipulava, descamando e viscerando os pescados sem autorização do órgão competente.
O estabelecimento tem 20 dias para apresentar defesas e sanar as irregularidades. O Procon fará a interdição de todas as áreas de produção e comércio e o SIM vai realizar a apreensão dos produtos, fazer a pesagem e encaminhar para descarte. A gerente da peixaria, bem como os funcionários, foram direcionados para prestarem esclarecimentos.