Palmeiras e Flamengo estão garantidos na edição de 2026 da Copa Libertadores da América. Isso ocorre por conta da pontuação alcançada na disputa do Campeonato Brasileiro deste ano, ambas as equipes não têm mais como ficar de fora dos sete representantes do Brasil na competição sul-americana, mesmo perdendo todos os jogos que ainda restam do nacional.
Os times fazem no dia 29 deste mês, em Lima, capital do Peru, o jogo único da grande final da Libertadores 2025, com isso, um dos dois terá a vaga assegurada na próxima edição por conta do título. Esse fator fez aumentar a chamada zona de classificação do Brasileirão. Agora, até o sétimo colocado irá participar da copa, iniciando, é claro, na pré-Libertadores.
A matemática explica que o São Paulo, hoje em oitavo lugar com 45 pontos e fora dos classificados para a Libertadores, poderá fazer mais 18 pontos nas últimas seis rodadas, ou seja, somando ao final no máximo 63 pontos e não podendo mais alcançar o atual líder Palmeiras e o vice-líder Flamengo, com 68 e 65, respectivamente.
Na próxima rodada, o Cruzeiro, que está em terceiro com 63 pontos, também deve assegurar a sua volta ao torneio sul–americano. O Mirassol, quarto com 56, precisa de pelo menos mais três vitórias para também ir à competição pela primeira vez na sua história, isso sem depender de outros resultados.
Outros times que estão hoje dentro da zona de classificação são o Bahia, em quinto com 52; Botafogo, em sexto com 51; e o Fluminense, em sétimo com 50. Dos demais clubes, apenas os três últimos colocados já não têm chances, matemáticas, de conseguiram a vaga: Juventude, em 18º com 29 pontos; Fortaleza, em 19º com 29; e o Sport, em 20º com 17.











