Pequenos negócios de Mato Grosso do Sul foram reconhecidos na noite dessa quarta-feira (26) durante o Prêmio Qualidade da Gestão MS 2025, promovido pelo Instituto MS Competitivo para valorizar organizações públicas e privadas que adotam boas práticas de gestão. Nesta edição, a premiação incorporou, pela primeira vez, a categoria “Prêmio MS Competitivo Excelência MPEs”, criada especialmente para micro e pequenas empresas. A nova modalidade foi instituída com o apoio do Sebrae/MS, que também ofereceu suporte técnico aos empreendedores do Estado interessados em participar do processo avaliativo.
Segundo o presidente do Instituto MS Competitivo, que também preside o Sistema Fecomércio e atua como conselheiro do Sebrae/MS, Edison Araújo, a premiação trata-se de valorizar o compromisso com a competitividade, a produtividade e o fortalecimento das práticas de excelência que impulsionam o desenvolvimento do Estado.
“O MS Competitivo chega aos 21 anos reafirmando que excelência em gestão é o motor do desenvolvimento do nosso Estado. Neste ano, ampliamos o alcance do movimento com novas categorias, entre elas o Prêmio Excelência MPE, realizado em parceria com o Sebrae, que reconhece o papel essencial do micro e pequeno empreendedor na economia sul-mato-grossense. O Sebrae é um parceiro estratégico e fundamental para fortalecer quem move a produtividade, a inovação e o crescimento do Mato Grosso do Sul. Celebramos hoje não apenas troféus, mas o compromisso conjunto — entre instituições, setor produtivo e poder público — de construir um ambiente mais competitivo, íntegro e preparado para os desafios futuros”, declarou.
Edison Araújo, presidente do Instituto MS Competitivo e do Sistema Fecomércio, reforçou o papel do prêmio em valorizar boas práticas em gestão.
Representando o Governo de Mato Grosso do Sul, o conselheiro do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, esteve presente na solenidade e destacou a relevância do Prêmio, além de reforçar que que a busca por excelência é um compromisso permanente da atual gestão.
“A busca por excelência na gestão é uma política de Estado. Ela orienta nossas ações, o desenho das estruturas administrativas e a adoção de instrumentos modernos de planejamento e acompanhamento estratégico. Parabenizo todos os empreendedores e organizações participantes do PQG MS 2025, reforçando que a busca por excelência é um esforço coletivo e contínuo — e que iniciativas como a nova categoria apoiada pelo Sebrae/MS fortalecem ainda mais o ecossistema de gestão de Mato Grosso do Sul. A administração pública, assim como a empresarial, não tem ponto final. Ela exige atualização constante, revisão de práticas e compromisso com resultado”, ressaltou Verruck.
Jaime Verruck, secretário da Semadesc e conselheiro do Sebrae/MS, representou o Governo do Estado durante premiação.
Na data, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, pontuou a importância da valorização para estimular a adoção de boas práticas de gestão por parte dos pequenos negócios, além de destacar o trabalho que a instituição realiza no apoio a qualificação dos empreendedores.
“Desde a fundação do Instituto MS Competitivo, o Sebrae tem atuado para oferecer aos empresários oportunidades reais de avaliação, aprendizado e melhoria contínua. Neste ano, ajudamos a ampliar as categorias e disponibilizamos consultoria para que as pequenas empresas possam aprimorar sua gestão no dia a dia, com apoio técnico e acompanhamento especializado. Nosso intuito é fazer com que os pequenos negócios tenham mais competitividade e eficiência, auxiliando na construção de um Estado cada vez mais forte e com um ambiente de negócios cada vez melhor”, pontuou.
Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS, destacou o reconhecimento a boas práticas de gestão como forma de incentivar pequenos negócios.
A cerimônia de premiação contou com a presença de representantes do setor produtivo, empresários e lideranças estaduais. Dentre os participantes, estiveram os conselheiros do Sebrae/MS, Luiz Cláudio Sabedotti Fornari (Sistema Fiems), Camila Ítavo (UFMS), Cristiane Bissoni (AMEMS), Fernando Martins (AMEMS), além dos diretores do Sebrae/MS, Sandra Amarilha (diretora-técnica) e Tito Estanqueiro (diretor de Operações).
Pequenos negócios em destaque
Com a nova categoria “Prêmio MS Competitivo Excelência MPEs”, micro e pequenas empresas com boas práticas em gestão foram reconhecidas na solenidade de premiação. Para participar, as empresas receberam acompanhamento do Sebrae/MS e, ao todo, nove foram delas premiadas durante o evento. Cada negócio contou com 40 horas de consultoria que incluíram orientação técnica, análise documental e preparação para o ciclo de avaliação. Na modalidade, os empreendedores foram analisados por meio da “Avaliação Simplificada de Gestão”, que prevê pontuação máxima de 100 pontos.
Os reconhecimentos foram distribuídos em diferentes níveis de excelência em gestão. Receberam o Selo Bronze a produtora rural Aucleia Nudes de Souza e Luciana de Lima Machado, da empresa Bijuterias e Souvenirs. Já o Selo Prata foi concedido à Arts Marocha – Produtos e Bolsas Artesanais, à Comercial Eletro-MS e à Luana Menegasse – Treinamento e Desenvolvimento Profissional e Gerencial.
O empresário Ruberley Moreira de Oliveira, da Comercial Eletro-MS, celebrou a conquista. “É um momento memorável, uma honra imensa. Sou muito grato ao Sebrae pelo trabalho que realiza com as pequenas empresas. Este prêmio representa uma oportunidade de evolução e reconhecimento do nosso negócio no Estado”, afirmou.
Com o Selo Ouro, foram premiadas a Bruaca Negócios Socioambientais e Carla Nívea Artesã. A empresária Denise Silva, representante da Bruaca, destacou a importância do reconhecimento recebido. “É um prestígio muito importante, porque a gestão é a alma do negócio. Existem muitos critérios, e esses critérios são decisivos para o sucesso de qualquer empresa. Ter essa validação mostra que estamos no caminho certo”, comemorou.
My Way foi uma das empresas que ultrapassaram a pontuação máxima prevista – chegando acima dos 100 pontos – e receberam troféu e placa.
Além das categorias por selo, duas empresas ultrapassaram a pontuação máxima prevista – chegando acima dos 100 pontos – e receberam troféu e placa: My Way e FJ Serviços de Alimentação. Durante a cerimônia, Janaína Monteiro de Santos, da My Way, que atua com escrita de projetos e captação de recursos nacionais e internacionais, emocionou-se ao comentar o reconhecimento. “A minha trajetória foi muito difícil até chegar aqui. Eu trabalho com o sonho das pessoas – transformo projetos em realidade. Participar desse processo foi um grande aprendizado, apesar dos desafios”, destacou.
Mais do que premiar pequenos negócios, a premiação também reconheceu organizações públicas e privadas, iniciativas acadêmicas e empresas do agronegócio, distribuídas em outras quatro categorias: “Prêmio Qualidade da Gestão”; Prêmio Qualidade da Gestão – Gestão Gov”; “Prêmio Melhores em Gestão – Pesquisa e Ensino (UFMS)”; e “Prêmio Gestão e Desenvolvimento Rural/Agronegócio (Anhanguera)”.





















