Divulgada nesta quinta-feira (5), a pesquisa Genial/Quaest revela que 66% dos entrevistados são contra a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição nas eleições de 2026. Apenas 32% defendem que o petista tente um quarto mandato à frente do Palácio do Planalto, enquanto 2% não souberam ou não responderam.
O índice de eleitores contrários à reeleição de Lula aumentou desde março de 2025, quando 62% manifestaram essa opinião — um crescimento de quatro pontos percentuais. Por sua vez, a parcela dos favoráveis à candidatura do atual presidente caiu de 35% para 32% no mesmo período.

Além disso, a pesquisa divulgada na quarta-feira indicou que a desaprovação ao governo Lula chegou a 57%, um recorde após o escândalo dos descontos ilegais em aposentadorias do INSS, que prejudicou a percepção econômica positiva dos brasileiros.
A pesquisa foi realizada presencialmente com 2.004 pessoas entre os dias 29 de maio e 1º de junho de 2025. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Reeleição
O presidente Lula tem falado publicamente sobre a possibilidade de uma nova candidatura. Durante o Congresso do PSB, no último domingo (1º), afirmou que para disputar precisaria estar “100% de saúde”. “Se eu estiver bonitão do jeito que estou, apaixonado do jeito que estou e motivado do jeito que estou, a extrema direita não volta a governar este País nunca mais”, declarou.