24.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 6 de agosto, 2025
spot_img

Pesquisadores estudam melhorar uso da citronela contra o aedes

28/03/2016 09h16

Pesquisadores estudam melhorar uso da citronela contra o aedes

Por: Lucas Pordeus Leon

Aerossol para matar mosquito, repelente para proteger a pele e larvicida para acabar com os criadouros do Aedes Aegypti. Esses são os produtos a base de citronela que cerca de 40 pesquisadores brasileiros trabalham para potencializar.

O conhecido repelente natural dura pouco na pele e tem o cheiro forte. Por isso, os estudiosos buscam modificar a estrutura química da citronela para ela durar mais e ficar com um cheiro fraco.

A dona de casa Fernanda Sousa usa a citronela porque onde mora tem muitos mosquitos.

A pesquisa é desenvolvida pela Universidade Federal do Paraná em parceria com outros laboratórios. O professor do Departamento de Química, Francisco de Assis Marques, explica que a necessidade de potencializar o repelente a base da planta surgiu com o recente surto de zika, chikungunya e dengue.

O químico ressaltou que os repelentes que hoje estão no mercado são feitos com material sintético e alguns precisam ser importados. Se feito a base de citronela, a produção seria mais fácil e sem necessidade de importação.

O professor Francisco explica que quando a ação repelente da citronela na pele for de quatro horas ela já poderá entrar no mercado. E que até o final do ano vão saber se o experimento deu certo e pode ser vendido.

Fale com a Redação