27.8 C
Campo Grande
terça-feira, 11 de novembro, 2025
spot_img

PF está procurando por um dos líderes do PCC na fronteira com o Paraguai

Apontado como um dos chefes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) na linha de fronteira entre o Brasil e o Paraguai, especialmente na divisa entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero (PY), Israel Soares Benedito, de 44 anos, o Maguila, está sendo procurado pela Polícia Federal.

Relatórios da PF e do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) apontam que ele está envolvido no plano de resgate de chefes do PCC detidos em presídios federais. Um dos que seriam resgatados era Marcos Willians Camacho, o Marcola, um dos grandes influenciadores da facção criminosa.

Além disso, Maguila também teria planejado uma série de atentados contra autoridades ligadas ao setor da segurança pública do Paraguai e também do Brasil. Um dos alvos seria uma policial civil de Campo Grande, cuja identidade não foi divulgada. Maguila tentou colocar uma bomba no carro da policial. Além disso, ele teria planejado o sequestro de uma pessoa da família desta agente.

Em agosto, a Polícia Federal deflagrou a Operação Anjos da Guarda, quando prendeu uma advogada em Três Lagoas. Naquela época, foi apontado que Maguila fazia parte do plano suicida do PCC de resgate aos presos. A polícia acredita que o chefe do PCC está morando no interior da Bolívia, sendo o responsável por controlar o tráfico internacional da organização.

Ainda segundo a PF, as últimas informações são de que o líder do grupo criminoso tentou fazer um passaporte com nome falso no país vizinho para fugir até Portugal, onde o PCC está começando a ganhar terreno aproveitando a facilidade com o visto para brasileiros.

Fale com a Redação