A Polícia Federal (PF) que investiga possível fraude em concurso público da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), fez busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (16). A ação em uma operação, denominada Aletheia, em busca da verdade, faz parte de processo investigatório que já esta em andamento para apurar uma suposta fraude em certame realizado pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura). A instituição é ligada, mas não vinculada diretamente a Universidade.
Conforme divulgação da PF, a operação Aletheia contou com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão em Campo Grande, atendendo decisão da 5ª Vara Federal da Capital. Participaram 16 policiais, em busca de mais elementos na investigação, que segundo a PF foram descobertos elementos apontando a fraude no concurso público para técnico em Educação da UFMS realizado a quase dois anos. As provas foram aplicadas pela Fapec em março de 2020, conforme edital do certame.
Contudo, a investigação em curso já seria de pedido ou denuncia encaminhada até a própria Fapec. A Fundação em nota, veja a integra abaixo, explicou hoje, que a operação da PF ocorre a partir de denúncia feita pela própria Fundação. A entidade aponta que diante de possíveis irregularidades no concurso, instaurou de imediato procedimento interno encaminhando toda documentação à Polícia Federal. “Esclarecemos, que a Fundação que iniciou processo e ainda que tomou tais providências para manter a segurança, transparência e lisura de todos os certames realizados”, aponta em nota.
Já a UFMS, também em nota, apontou que aguarda os desdobramentos da investigação na Fapec e está à disposição Polícia Federal. Diz ainda que , caso seja comprovada fraude, fará apuração de toda e qualquer irregularidade.
O nome da operação, Aletheia, faz referência a uma expressão grega que significa a busca da verdade.
Veja a íntegra das notas da Fapec e da UFMS:
Fapec
A Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), informa que a Operação Aletheia, deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira, 16 de abril de 2021, com o intuito de investigar possível fraude no Concurso Público para a carreira de técnico-administrativo em Educação/2019 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ocorreu a partir de denúncia feita pela própria Fundação.
A Fapec, diante de possíveis irregularidades no concurso, instaurou de imediato procedimento interno encaminhando toda documentação à Polícia Federal. Esclarece ainda que tomou tais providências para manter a segurança, transparência e lisura de todos os certames realizados.
UFMS
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) aguarda os desdobramentos da investigação da Polícia Federal (PF) na Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Cultura (Fapec) e está à disposição da PF. Caso seja comprovada fraude, fará apuração de toda e qualquer irregularidade.