PF prende um realizando novas operações contra abuso sexual infanto-juvenil em MS

201
(Fotos: divulgação PF-MS)

A PF-MS (Polícia Federal em MS) deflagrou na manhã desta terça-feira (18), duas novas ações ‘as ruas’, contra o abuso sexual infanto-juvenil que aconteceu ou acontece em Mato Grosso do Sul. Via Operação Mercadores da Inocência, houve o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, mas no estado de São Paulo. Já em 8ª Operação Cyber Argos, em Ponta Porã, foi feita uma prisão em flagrante por armazenamento de material.

Conforme a PF, a ‘Mercadores da Inocência’ chegou hoje ante investigações que são desdobramento da Operação Reincidência, realizada em Dourados, segunda maior cidade de MS, que correram em março de 2023.

Após mais de um ano de apurações, de acordo com a PF, foram detectados mais de uma dezena de perfis com a finalidade de enganar crianças e adolescentes com promessa de carreiras de modelos ou afins, mas que por fim faziam ações de pornografia e abusos sexuais.

PF prende um realizando novas operações contra abuso sexual infanto-juvenil em MS

“Durante as investigações, ficou evidenciada a prática de golpes em crianças e adolescentes por meio de falsas agências de modelo, dedicadas ao impulsionamento de carreiras nas redes sociais. Em alguns casos, as imagens de crianças e adolescentes, com pouca roupa e em poses sensuais, eram fornecidas pelos próprios genitores das vítimas. As citadas imagens eram compartilhadas em sites e grupos”, registrou a PF.

Crimes apontados

Segundo a PF, que desta vez não fez prisões e não divulgou nomes de alvos desta operação, os investigados responderão por pelo menos quatro crimes relacionadas direta ou indiretamente as praticadas de violências sexuais física ou moral.

“Os investigados e incluídos nesta ação responderam por ações ilegais de produção, venda, armazenamento e compartilhamento de conteúdo de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes”, concluiu a PF-MS.

Sem maior detalhes, a ‘Operação Mercadores da Inocência’ não deverá ter novas extensões .A assessoria da PF, mencionou que “não prestaremos mais informações além das constantes na nota acima”.

PF prende um realizando novas operações contra abuso sexual infanto-juvenil em MS
Material apreendido nesta Operação Mercadores da Inocência (Fotos: divulgação PF-MS)

PONTA PORÃ

A Polícia Federal também realizou, nesta terça-feira (18), a prisão em flagrante de um indivíduo em Ponta Porã, por armazenamento de material de abuso sexual infantil.

Durante a execução de um mandado de busca e apreensão na cidade de Ponta Porã, determinado pela 2ª Vara Criminal, policiais federais flagraram, de posse do homem alvo do mandado, mídias digitais contendo cenas de abuso sexual de crianças e adolescentes. O homem foi preso em flagrante e foram apreendidos celulares, computador e diversos dispositivos de armazenamento de dados.

Esta ação é a oitava edição da Operação Cyber Argos, iniciada no segundo semestre de 2023, trata-se de uma operação permanente, dedicada exclusivamente à repressão aos crimes de abuso sexual relacionados às crianças e adolescentes na Internet.

PF prende um realizando novas operações contra abuso sexual infanto-juvenil em MS