O Pink Floyd está celebrando os 50 anos de “Wish You Were Here”, seu nono álbum de estúdio, lançado em 12 de setembro de 1975. Para marcar a data, o grupo anunciou uma reedição histórica em múltiplos formatos. A nova edição traz raridades como seis versões alternativas e demos inéditas, incluindo uma gravação inicial de “Welcome To The Machine”, originalmente intitulada “The Machine Song”.
Entre as pérolas que cairão nas mãos dos fãs, estão “The Machine Song (demo de Roger)”, a primeira demo caseira que Roger Waters apresentou à banda, uma mixagem instrumental inédita de “Wish You Were Here” com a pedal steel guitar de David Gilmour, e, pela primeira vez, uma versão completa de “Shine On You Crazy Diamond” (partes 1 a 9) remixada em estéreo por James Guthrie.
Com lançamento marcado para 12 de dezembro, “Wish You Were Here 50” chega em 3LPs, 2CDs, Blu-ray, digital e um Box Set Deluxe. O pacote digital traz o álbum original com nova mixagem Dolby Atmos de James Guthrie, além de 25 faixas bônus, nove raridades de estúdio e 16 gravações ao vivo capturadas por Mike Millard no show do Pink Floyd em Los Angeles, em 1975, agora com lançamento oficial e áudio restaurado por Steven Wilson.
A edição em Blu-ray inclui três filmes de shows da turnê de 1975 e um curta-metragem de Storm Thorgerson. Já os formatos em vinil e CD reúnem o álbum original e as faixas bônus de estúdio. O Box Deluxe agrega todo esse conteúdo e ainda inclui um quarto LP transparente “Live At Wembley 1974”, réplica do single japonês de 7” de “Have A Cigar”/“Welcome To The Machine”, livro com fotos inéditas, programa da turnê em quadrinhos e pôster do show em Knebworth.
*Por Rádio Rock