7.8 C
Campo Grande
sábado, 9 de agosto, 2025
spot_img

PL quer acabar com a redução de ônibus no período das férias escolares

A redução do número de veículos e de itinerários durante o período de férias escolares é uma prática comum realizada pelo Consórcio Guaicurus ao longo dos anos, mas sempre gerou debate e reclamações por parte dos usuários do transporte público de Campo Grande. Agora, tal medida deve, finalmente, acabar.

Pelo menos é isso que tenta garantir um projeto de lei protocolado nesta semana na Câmara Municipal. Conforme a matéria, “fica proibida a redução da oferta de ônibus no transporte público de Campo Grande e/ou a diminuição do quadro de horários durante os períodos de férias escolares”.

A proposta ressalta que a medida é válida para todas as linhas do transporte coletivo convencional e do transporte complementar, além disso, o descumprimento será considerado infração contratual, sujeitando a empresa às penalidades cabíveis, incluindo multas e outras sanções, bem como indenizar os usuários pelos danos causados.

A redução de ônibus tornou-se muito comum nos últimos pelas empresas de viação que integram o Consórcio Guaicurus. A prática busca reduzir os custos do serviço no período de férias, já que os estudantes representam grande parte dos usuários diários. Em alguns bairros, os itinerários são alterados e anexados em outros.

“Atualmente, verifica-se que, nos meses de janeiro e julho, as empresas concessionárias reduzem significativamente a frequência das linhas, alegando queda na demanda. No entanto, essa prática prejudica milhares de trabalhadores e demais cidadãos que continuam utilizando o transporte regularmente”, cita a justificativa.

“Vale ressaltar que, mesmo com a diminuição da oferta, não há redução proporcional no valor da tarifa, o que torna essa prática ainda mais prejudicial para a população”, complementa a vereadora Ana Portela (PL), autora da proposta, que será votada e debatida na sessão da terça-feira (12).

Fale com a Redação