20.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 14 de novembro, 2025
spot_img

Plano B: Bolsonaro avalia nome de Tereza Cristina para presidência da Câmara, diz jornal

Primeiro opção do presidente para derrotar o grupo de Rodrigo Maia (DEM) é o deputado Arthur Lira (PP-AL), porém o nome encontra resistência entre os apoiado

O presidente Jair Bolsonaro começou a discutir um plano B para a eleição do comando da Câmara dos Deputados diante das dificuldades de o líder do PP, Arthur Lira (AL), se viabilizar como candidato, relatou o jornal Folha de S. Paulo. O nome da ministra da Agricultura e Abastecimento e deputada federal por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (DEM), foi um dos cogitados.

Bolsonaro quer encontrar uma alternativa para derrotar o grupo do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sem a necessidade de fazer concessões no primeiro escalão dos seus Ministérios.

Em conversa na semana passada com assessores diretos, Bolsonaro avaliou nomes, inclusive da equipe ministerial, que poderiam agregar mais apoios na disputa pela presidência da Câmara, entre eles os dos ministros Fábio Faria (Comunicação) e Tereza Cristina (Agricultura).

A ministra ainda não se manifestou a respeito de possível disputa da presidência da Câmara.

Outra opção seria apoiar o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), que atualmente está no grupo de Maia e possui bom relacionamento o ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo).

O objetivo é encontrar um nome que derrote o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) sem concessões no primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios – o maior receio do presidente é que Maia decida entrar na disputa, caso sua candidatura seja permitida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A nova mesa diretora da Câmara será eleita no dia 1º de fevereiro de 2021.

Fale com a Redação