Publicado em 13/08/2017 18h38
PM e GCM apreendem carretéis com linha chilena durante operação em Campo Grande
Também foram recolhidas 10 motocicletas durante blitz de trânsito realizada simultaneamente
Da redação
A Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Municipal (GCM) realizaram na tarde deste domingo (13) operação conjunta contra utilização de linha chilena, cerol ou qualquer outro material cortante nas linhas de pipas, no estacionamento do hipódromo Aguiar Pereira de Souza, no bairro Paulo Coelho Machado, em Campo Grande.
Durante a operação, policiais militares e guarda municipais realizaram a fiscalização às pessoas que praticavam a brincadeira de soltar pipa, sendo recolhido mais de 20 carretéis de linhas, chilenas e outras com cerol, além das pipas.
De acordo com o comandante da operação, Tenente da PM Arédio, o objetivo desta ação foi preventiva, de conscientização sobre o perigo que pode causar ao utilizar de linhas proíbidas. A linha chilena é considerada quatro vezes mais perigosa que o cerol, mistura de cola e vidro moído usada por algumas pessoas que participam da brincadeira.
Em Campo Grande, linha chilena ou cerol são proíbidos por lei complementar municipal nº 116/08, cabendo apreensão e aplicação de multa, em caso de adulto, e se for menor, podem ser aplicadas as medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O local da operação foi escolhido pela Polícia Militar face reclamações de moradores sobre o uso das linhas proíbidas e invasões dos domicílios pelos praticantes, quando uma pipa tem a linha cortada e cai no interior do imóvel.
Ainda durante a operação, os policiais e guardas realizaram blitz de trânsito, sendo abordado 203 pessoas e vistoriados 135 veículos, dos quais foram 10 apreendidos, além da aplicação de 17 Autos de Imposição de Infração e Penalidade e 03 Autos de Recolhimentos de Documentos.




















