21.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 2 de outubro, 2025
spot_img

PMA e IBAMA fazem caçada na Vila Nasser após relatos de onça-pintada

Uma onça-pintada está sendo procurada na região da Cachoeira do Inferninho, em Campo Grande. A informação partiu da Polícia Militar Ambiental e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que estiveram na área durante essa quinta-feira (02) realizando buscas pelo animal silvestre.

Moradores apontaram que há cerca de seis meses estão encontrando vestígios de onça em uma extensão florestal que chega até a área urbana da Vila Nasser. Donos de chácaras indicaram que o animal costuma aparecer a noite e caça porcos e vacas, inclusive um foi morto em um ataque.

Há relatos que garantem até mesmo que a onça estava acompanhada de filhotes. Entretanto, segundo a PMA, nada foi encontrado nos locais informados pelos moradores, sequer pegadas foram identificadas. Por enquanto, a área vai permanecer em monitoramento contínuo para garantir a segurança da vizinhança.

Há algum tempo, moradores de outro bairro próximo, Jardim das Cerejeiras, nos fundos do Parque Mata do Segredo, também relataram a presença de onça-pintada próxima ao córrego. Na época, o site Enfoque MS procurou a PMA, que não confirmou o fato. A região é formada por vegetação nativa e animais silvestres, como capivaras.

Os moradores foram orientados a registrar fotos ou vídeos do animal. “A Polícia Militar Ambiental orienta a população sobre medidas preventivas e protocolos de conduta em situações de avistamento de onças-pintadas, com o objetivo de garantir a segurança das comunidades e reduzir riscos de acidentes”, diz a nota da PMA.

Entre as principais recomendações estão: evitar circulação isolada em áreas periféricas, especialmente no período noturno; manter crianças sempre acompanhadas; recolher animais domésticos à noite em locais seguros; reforçar lixeiras e não deixar resíduos ou restos de alimentos expostos.

Fale com a Redação