PMA multa motorista por transportar javali vivo em jaula e reforça a proibição do ato

523
Javali vivo sendo transportado em veículo (Foto: PMA)

Um homem de 35 anos foi multado em R$ 2 mil pela Polícia Militar Ambiental (PMA) por transportar um javali vivo dentro de uma jaula na carroceria de uma caminhonete.

O flagrante aconteceu na quinta-feira (27), segundo o registro, a caminhonete modelo S-10 foi abordada durante uma ação de fiscalização na rodovia estadual MS-289, em Amambai.

De imediato foi visto que estava sendo transportado um animal exótico da espécie javali, macho adulto, pesando aproximadamente 150 kg. O motorista afirmou que adquiriu o bicho em Eldorado e que o levaria até uma fazenda em Amambai.

Segundo a PMA, a Instrução Normativa IBAMA, de 31 de janeiro de 2013, declara a nocividade do javali-europeu (Sus scrofa) permitindo, inclusive, desde que com licença do órgão ambiental, fazer o controle (abate), porém, proíbe o transporte vivo.

Diante dos fatos, tanto o javali quanto o veículo com a jaula foram apreendidos devido a caracterização de crime ambiental e a infração administrativa, em razão da contribuição para o descontrole da espécie nociva, contrariando a norma.

O motorista foi autuado administrativamente e multado em R$ 2.000,00. Ele também responderá por crime ambiental. Se condenado, poderá pegar pena de três meses a um ano de detenção.