A Conmebol surpreendeu nessa sexta-feira (19) ao anunciar a retirada do cartão vermelho aplicado ao jogador Plata, do Flamengo, durante o confronto de quinta (18) contra o Estudiantes (ARG), no Maracanã, pelo primeiro jogo das quartas de final da Copa Libertadores da América. O time brasileiro venceu por 2 a 1.
O lance em questão ocorreu aos 38 minutos do segundo tempo, quando Plata recebeu o segundo cartão amarelo em disputa com Facundo Rodríguez. O equatoriano chegou antes e foi acertado pelo zagueiro argentino, mas o árbitro Andres Rojas, da Colômbia, entendeu que a falta foi do jogador rubro-negro, aplicou a falta e a advertência.
Houve muita reclamação no jogo por conta disso. O Flamengo chegou a dizer que recorreria da expulsão e pediria providências à Conmebol em relação às decisões da arbitragem. Entretanto, a própria entidade sul-americana reconheceu o erro do juiz na partida e anulou o cartão vermelho e liberou o atleta para o jogo ‘da volta’.
‘De acordo com as informações prestadas pela Comissão de Arbitragem e após a devida análise, a Unidade Disciplinar informa que a comunicação de medidas disciplinares referentes ao jogador Gonzalo Jordy Plata Jiménez foi modificada. Consequentemente, confirma-se que o referido jogador não está suspenso para a próxima partida”, diz a nota.
O jogo
A partida mal começou e o Mengão abriu o placar com menos de um minuto. Plata invadiu a área pela direita e tocou para Pedro, que fez o giro e bateu de canhota para colocar a equipe rubro-negra em vantagem no placar: 1 a 0. Por muito pouco não saiu o segundo em seguida. Saúl arriscou o chute de fora da área e a bola passou muito perto do travessão.
Com início avassalador, o Flamengo ampliou aos oito minutos para delírio da Nação! Ayrton Lucas cruzou para Varela emendar um lindo voleio de primeira, sem chance para Muslera: 2 a 0. Mesmo com dois de vantagem logo no início, o Mais Querido não tirou o pé e seguiu no ataque, controlando a posse de bola e criando oportunidades.
Aos 20’, Pedro invadiu a área, driblou a marcação e bateu pro gol. Muslera fez grande defesa e salvou o time argentino de levar o terceiro. Sempre presente no campo ofensivo, o Fla criava as jogadas naturalmente. Em boa jogada, De La Cruz enfiou ótimo passe em profundidade para Varela, que cruzou na área, Samuel Lino emendou de primeira e a bola saiu próxima à trave direita do goleiro.
Em outro contra-ataque puxado por Samuel Lino, Plata invadiu a área e tentou a cavadinha por cima de Muslera. A bola foi pra fora levando muito perigo. Nos minutos finais, Lino caiu dentro da área, o árbitro ouviu o chamado do VAR e mandou o jogo seguir. Fim da primeira etapa com amplo domínio do Flamengo.
Na volta para o segundo tempo, o Rubro-Negro seguiu no ataque buscando o terceiro. Aos cinco minutos, Ayrton Lucas cruzou rasteiro na área, a defesa argentina afastou mal e Samuel Lino ficou com a bola dentro da área. Ele saiu cara a cara com Muslera e quase marcou.
No decorrer do jogo, o Flamengo diminuiu um pouco o ritmo ofensivo. Com isso, o Estudiantes passou a ganhar campo, chegando no ataque com mais frequência. Mesmo assim, não oferecia muito perigo à meta de Rossi. Na reta final, o árbitro deu o segundo amarelo para Plata e expulsou o atacante rubro-negro.
Nos acréscimos, Carrilo descontou para os Estudiantes após sobra dentro da área rubro-negra: 2 a 1. Com isso, o Mais Querido jogará pelo empate no jogo da volta para avançar de fase na competição.



















