Polícia Civil cumpre 123 mandados contra membros de facções criminosas

257

Operação Sine Libertate foidesencadeada pela Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deco)

31/08/2018 18h09
Por: Redação

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deco) anunciou nesta sexta-feira (31) a realização, ao longo da semana, da Operação Sine Libertate, que visa a cumprir 123 mandados de prisão em aberto contra pessoas suspeitas de integrar facções criminosas que atuam no Estado. O nome da operação, vem da expressão em latim, sem liberdade.

De acordo com nota divulgada pela Deco, os trabalhos foram feitos durante toda a semana e tiveram como alvo internos do sistema prisional, foragidos da Justiça e reincidentes criminais, todos devidamente localizados e responsabilizados pelos crimes. A nota foi divulgada dia que a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), completa seu 25º aniversário, festando as unidades prisionais estaduais com reforço na segurança.

Os mandados foram cumpridos em Campo Grande, inclusive na Penitenciária de Segurança Máxima e no Instituto Penal, e nas cidades de Rio Brilhante, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.

Na nota, a Deco explicou ser de sua competência a apuração envolvendo facções, “muitas delas integradas por internos do sistema carcerário, ex-internos ou ‘batizados’ implicando em diversas apurações de crimes cometidos sob comando de faccionados encarcerados em nosso sistema prisional”.

A operação teve como objetivo neutralizar ações criminosas comandadas de dentro dos presídios e responsabilizar crimes cometidos ‘intra muros’, bem como responsabilizar seus responsáveis.

PCMS/Divulgação