Publicado em 19/05/2017 10h29
Polícia Militar de MS apreende 33 toneladas de drogas nos quatro primeiros meses de 2017
A PM divulgou o balanço de suas ações nos primeiros meses deste ano, destacando a grande quantidade de apreensão de droga. O Comandnate Geral da PM, Coronel Waldir, ressaltou a importância da denúncia pela sociedade, sobre crimes relacionados ao tráfico de drogas.
Da redação
A Polícia Militar (PM) divulgou balanço das ações preventivas realizadas nos quatros primeiros meses do ano de 2017. Destaca-se o número elevado de apreensão de drogas, 33 toneladas.
De acordo com PM, nos meses de janeiro a abril deste ano foram apreendidas mais de 33.2 toneladas de drogas, dessas, 32.4 são de maconha. O restante das apreensões, divide-se eme cocaína, pasta base, crack e haxixe.
Pelas contas da Polícia Militar, as apreensões de drogas somaram um prejuízo ao crime organizado em torno R$ 82.9 milhões, sendo que se os entorpecentes chegassem a ser comercializados renderiam três vezes mais aos traficantes.
Segundo o Comandante Geral da PM, Coronel Waldir Ribeiro Acosta, os números são resultados, principalmente, da intensificação de ações de prevenção a partir das metas do programa “MS Mais Seguro”, que compactua com o atual plano de comando da Polícia Militar, tendo como objetivo principal, garantir a segurança e a preservação da ordem pública.
“Todas essas ações refletem numa diminuição da criminalidade e a Polícia Militar continuará desenvolvendo ações planejadas para garantir sempre, a proteção da vida e patrimônio dos cidadãos sul-mato-grossenses”, destacou Coronel Waldir.
“Vamos continuar trabalhando na prevenção e repreensão ao tráfico de drogas, podendo a sociedade vir contribuir, denunciando pontos de vendas de drogas e carregamentos, através do **Disque Denúncia 181 **ou pelo próprio 190”, finalizou o comandante.
Outros números divulgados
Neste mesmo período a Polícia Militar conseguiu recuperar 824 veículos roubados e apreender 316 armas de fogo, sendo ainda cumpridos 1.291 prisões de foragidos da justiça e outras 11.408 pessoas encaminhadas até as delegacias, resultando em 4.931 flagrantes. Destaca-se ainda, o crime do contrabando, onde a PM realizou a apreensão 295 mil pacotes de cigarro.
Disque Denúncia 181
É um programa desenvolvido para o combate da criminalidade, através da participação da sociedade por meio de denúncias anônimas que são encaminhadas para os órgãos competentes, auxiliando na prisão de autores de crimes e da apreensão de ilícitos, além da busca de foragidos da justiça e de pessoas desaparecidas.
Narcodenúncias continuam sendo as principais denúncias registradas pelo Disque Denúncia 181, como “carro chefe” do programa, visto ser o tráfico de drogas um dos grandes problemas da sociedade atual, o que contribui para o aumento da criminalidade em geral e da sensação de insegurança.
Ao ligar para o 181, a denúncia é registrada e encaminhada aos órgãos responsáveis pela resolução e melhor tratamento dos fatos denunciados e a identidade do denunciante é mantida em sigilo. Importante lembrar que se o denunciante estiver visualizando algum crime no momento em que este ocorre, deverá ligar primeiramente para o número de Emergência 190, para que uma viatura policial seja encaminhada para o local para dar atendimento à emergência policial verificada.
Ao realizar uma denúncia para o Disque Denúncia 181, procure ter o máximo de informações sobre o autor do crime, tais como: nome, apelido, local e horário onde ocorre o crime, e qualquer outro detalhe que possa observar, como outros envolvidos no crime, ex: agentes públicos civis ou militares, possíveis comparsas, veículos utilizados, entre outros, pois quanto mais detalhes forem relatados, melhor será o trabalho da polícia.
