12/09/2018 13h45
Por: Redação
Policiais federais ficaram das 6h30 até 10h35 fazendo buscas na Governadoria, que fica no Parque dos Poderes na manhã desta quarta-feira (12). Hoje foi deflagrada a Operação Vostok que investiga suposto pagamento de propinas.
O deputado estadual Zé Teixeira (DEM), o ex-deputado estadual, ex-secretário de Estado de Fazenda e atual conselheiro do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), Márcio Monteiro foram presos nessa manhã.
Mais cedo, equipes foram à casa do governador, no Jardim dos Estados, em Campo Grande. Os homens ficaram pouco mais de duas horas e saíram do local com malotes e mochilas. O advogado Gustavo Passarelli, que atua na defesa do chefe do Executivo estadual, disse, na ocasião, não saber detalhes da operação.
A PF também está na Assembleia Legislativa de MS, onde o grupo da polícia vasculha o gabinete do deputado Zé Teixeira (DEM).
Vostok – A operação cumpre 41 mandados de busca e apreensão em Campo Grande, Aquidauana, Dourados, Maracaju, Guia Lopes de Laguna; e Trairão, no Pará. São ao todo 220 policiais federais nas ruas, além dos promotores do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).
A ação é relativa ao inquérito que tramita no STJ (Superior Tribunal de Justiça) sobre as denúncias da J&F, controladora da JBS, por suposto pagamento de propinas.
Vostok é o nome de uma estação de pesquisa russa localizada na Antártida onde já foi registrada uma das menores temperaturas da Terra. Ainda segundo a PF, o nome faz referência às notas fiscais frias utilizadas para a dissimulação dos pagamentos.




















